17/07/2019 - LOTUS EVIJA: ENTRA EM CENA O CARRO DE RUA MAIS POTENTE DO MUNDO

A Lotus apresentou o seu esperado hiperesportivo elétrico. O fabricante britânico inicia sua transição para a mobilidade elétrica em alto estilo com um autêntico monstro sobre rodas, em cujo desenvolvimento participou uma empresa tão relevante como a Williams Advanced Engineering (WAE), um dos sócios colaboradores dos quais dispõe a marca. O resultado chama a atenção. Trata-se do Lotus Evija.

Transmite força, capacidade e, sobretudo, alto desempenho. No entanto, a verdade é que uma das chaves mais relevantes do novo Lotus Evija é que se trata de um veículo homologado para circular por estrada. E mais, a Lotus assegura que se trata do carro de rua mais potente do mundo. E não se trata de uma afirmação banal, como veremos mais abaixo quando detalharemos a sua mecânica.

Esteticamente o Lotus Evija mostra uma imagem pouco ou nada habitual em relação aos modelos que a marca tem em sua linha. É normal, já que o Evija marca o tiro de largada para a nova linguagem de design da Lotus. Denota uma aerodinâmica realmente trabalhada, um fator fundamental se tivermos em conta que se trata de um carro elétrico. As enormes entradas de ar dianteiras, o difusor traseiro, a elegante e sugestiva caída de teto e a forma dos arcos de roda são outros traços a destacar.

Tampouco podemos ignorar o desenho de ambos os grupos ópticos. Além disso, equipa chamativas rodas de magnésio cujo tamanho é de 20 e 21 polegadas (eixo dianteiro e traseiro) que estão calçadas com pneus Pirelli Trofeo R que deixam à vista as pinças dos freios AP Racing de alumínio forjado e com discos carbocerâmicos de alto rendimento.

Quanto ao interior do Lotus Evija, somos envolvidos por um habitáculo de desenho futurista onde tudo está centrado em torno do posto de condução. Surge desde um quadro de instrumentos digital até um curioso console central. Os bancos estão elaborados em fibra de carbono e os estofamentos são de Alcantara.

O Lotus Evija conta com um chassi monocasco de fibra de carbono, que é fabricado em uma só peça e seu peso é de só 129 quilos. A versão mais leve deste hiperesportivo terá um peso de somente 1.680 kg.

Como assinalamos previamente, a Lotus descreve o Evija como o carro de rua mais potente do mundo. E não é para menos, uma vez que este veículo elétrico é propulsionado por quatro motores que desenvolvem uma potência combinada de 2.000 cv e 1.700 Nm de torque máximo. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e pode superar os 320 km/h de velocidade máxima.

Os motores elétricos são alimentados pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio montada na parte central do veículo. Anuncia uma autonomia de 400 quilômetros com uma só carga. A bateria pode ser carregada de maneira ultrarrápida utilizando um ponto de 800 kW. Usando um ponto de carga com estas características poderá completar todo o processo de recarga em somente 18 minutos, enquanto que a carga em 80% será completada em 12 minutos.

O novo Lotus Evija já pode ser reservado através de um depósito de 250.000 libras esterlinas (1.170.000 reais). O custo final do veículo será de 1.7 milhões de libras (8 milhões de reais). As primeiras unidades serão fabricadas no próximo ano e a produção estará limitada a 130 unidades. O Evija se tornará assim, um primeiro contato da Lotus com o mundo dos carros elétricos.

Confira as Fotos