2022 - ARRERA SD

Não é fácil criar uma empresa a partir do zero, e muito menos se você não dispõe de todos os recursos que gostaria. Além disso, se as tuas ambições te levam a criar um automóvel que possa entrar nos livros de história, o desafio pode ser tachado de utópico, mas essa é a intenção do albanês Qendrim Thaqi e sua empresa Arrera Automobili. Não sabemos se ele conseguirá, ou se simplesmente ficará em um projeto de hypercar dos mais empolgantes.
É possível que o nome desta empresa seja conhecido por muitos, pois é a mesma que anunciou o Illyrian Pure Sport no ano passado, ou seja, um esportivo de dois lugares com motor V8 de 850 cv que era destinado a tornar-se o primeiro supercar criado na Albânia. No entanto, Thaqi cancelou este projeto para concentrar-se em algo mais transcendente: um automóvel que promete ser o mais rápido do planeta. Por enquanto, só temos algumas recreações do modelo e os dados definitivos do seu potente powertrain.
O Arrera SD contará com um sistema de propulsão fabricado exclusivamente por Wolfgang Kizler para a empresa. Falamos de um motor V8 de 7.0 litros com cilindros em um ângulo de 90 graus, capaz de gerar nada menos que 1.800 cv de potência e um torque máximo de 1.500 Nm. Não sabemos que tipo de transmissão utilizará este veículo, mas podemos assegurar que seu peso rondará os 1.250 quilos, oferecendo uma relação peso/potência espetacular.
Ao falar de sua construção, cabe destacar que a ideia de Thaqi passa por utilizar a fibra de carbono para a totalidade da carroceria e o chassi, com uma inspiração na Fórmula 1 ao projetar os aspectos aerodinâmicos do carro. Cada componente tem uma função definida, destacando uma solução utilizada para refrigerar o propulsor segundo a qual o emblema da parte traseira expulsaria rapidamente o ar quente do compartimento do motor para deixar entrar um fluxo de ar frio.
O Arrera SD também tem uma nomenclatura interessante. O ‘S’ significa Skanderbeg, que foi um comandante militar albanês, o ‘D’ representa o número 500 (numeração romana) que representaria 500 quilômetros por hora, enquanto que o sinal mais ( ) faz alusão ao plano de ir além da velocidade mencionada. Se tudo correr conforme o previsto, o hypercar albanês será revelado por completo no próximo ano. Até lá, vamos ver se todos os números informados serão confirmados para o primeiro hypercar fabricado na Albânia.