2023 - BMW 2002te BY BAVARIAN ECONS
Na Alemanha existe uma empresa chamada Bavarian Econs que é especializada na restauração de glórias automobilísticas, embora não se dediquem apenas a este tipo de tarefas, já que também lhes dão um toque moderno ao substituir seus veteranos e ineficientes motores a combustão por powertrains elétricos. O último a passar pelas mãos dos especialistas da empresa foi um dos BMW mais desejados de todos os tempos, ou seja, um 2002 que agora recebe o sobrenome ‘te’.
Exceto pela tomada de carga, que está engenhosamente oculta atrás da tampa de combustível, não há nada que nos faça pensar na natureza elétrica deste clássico. É verdade que sua pintura amarela é muito chamativa e poderia servir como pista, mas a estética foi mantida fiel à do modelo original, com luzes dianteiras auxiliares das mais chamativas, diversos adornos cromados e atraentes rodas multi raio que dão a este BMW 2002te uma postura elegante e esportiva.
Como citado antes, a principal mudança encontra-se debaixo do capô, onde o motor original a combustão cede seu lugar a uma rede de cabos e sistemas elétricos encarregados de dar vida a um carro impulsionado por um conjunto de 120 kW (163 cv) e 170 Nm de torque máximo. Sim, são cifras bastante modestas, mas suficientes para mover com certa facilidade os 1.100 quilos de peso do 2002te, pois declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em respeitáveis 6.2 segundos.
Com uma autonomia estimada de 200 quilômetros, o 2002te não é ideal para deslocamentos de longa distância ou para curtir um trajeto com trechos em curvas. No entanto, essa faixa de uso é mais que suficiente para passear pela cidade sendo o centro da atenção de todos os olhares. A Bavarian Econs diz que o carro necessita de 45 minutos para carregar 80% de sua bateria, graças ao sistema de carga rápida CCS de 80 kW e sua rede elétrica de 400 volts.
Claro, não parece um carro muito prático já que o porta-malas está cheio de cabos e equipamento do powertrain elétrico, de modo que as compras ou a bagagem deverão ser acomodadas nos lugares traseiros de um interior com bancos estofados em couro e um quadro de instrumentos de aspecto clássico que mostra relógios personalizados encarregados de refletir a porcentagem da bateria e a potência de carga. Seu preço e nada menos que 180.000 euros.