2018 - CHERY EXEED TX PHEV

A Chery apresentou no Salão de Frankfurt 2017 o primeiro modelo de sua nova ofensiva comercial, com a nova submarca incluída, o novo Exeed TX. Trata-se de um crossover compacto de formas muito dinâmicas e agressivas, que serve como adiantamento para a futura linha que fará parte do catálogo internacional da Chery sob o novo emblema Exeed.
O Exeed TX PHEV foi desenvolvido sobre uma plataforma completamente nova, que a própria marca descreve como de alta qualidade, e que pode acomodar tanto modelos com motor à combustão tradicional como híbridos e elétricos. Segundo as palavras do CEO da Chery Automobile Co, Anning Chen, “em somente alguns poucos anos começaremos a vender uma nova família de veículos em diversos segmentos do mercado europeu, equipados com sistemas de propulsão eletrificados”.
À primeira vista, podemos apreciar um SUV de tamanho compacto, embora a marca, por enquanto, não tenha revelado o possível posicionamento desse modelo, portanto, desconhecemos se esta nova linha será para atacar o segmento Premium do mercado, ou se pelo contrário, se posicionará entre a oferta de fabricantes generalistas. Mas foi revelado que o futuro modelo de produção contará com uma grande quantidade de tecnologia disponível.
A versão de produção do novo Exeed TX estará disponível na Europa com 3 diferentes esquemas elétricos: híbrido, híbrido plug-in e elétrico puro alimentado por baterias. A primeira versão que chegará ao mercado será a mecânica PHEV, que contará com um motor a combustão de 1.5 litros de 110 kW (150 cv) combinado com um motor elétrico de 85 kW (115 cv), portanto, trata-se de um modelo bastante potente. Contará ainda com um sistema de tração total inteligente combinado com uma transmissão automática de 7 velocidades. Essa versão é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h, embora o mais espetacular seja o seu consumo anunciado de 55,5 km/l no ciclo NEDC.
Contará com baterias de íons de lítio que lhe permitirão uma autonomia em modo elétrico puro de até 70 quilômetros, com uma velocidade máxima de 120 km/h. As baterias podem ser recarregadas em até 80% de sua capacidade em somente 30 minutos com um sistema de recarga rápida, enquanto que com uma tomada convencional, é capaz de completar a carga em 4 horas.
No interior surgem elementos de primeira categoria, como iluminação LED ambiental, tela de 10 polegadas no console central, sistema de infotainment com comandos de voz e diversas funções de conectividade. Por enquanto não há uma data concreta sobre a chegada dessa nova linha na Europa ou outros mercados.