2017 - FERRARI F488 SPIDER 70TH ANNIVERSARY ‘PENSKE-SUNOCO'
A Ferrari cumpriu 70 anos em 2017 e celebrou a data em alto estilo, organizando diversos eventos destinados tanto aos clientes como aos inúmeros aficionados da marca, tanto na Itália como em outros mercados, mas também preparando edições especiais de seus modelos. Como foi o caso do último exemplar do Ferrari LaFerrari Aperta, leiloado por nada menos que 10.4 milhões de dólares - convertendo-se então no modelo novo mais caro da história, ou a série 70th Anniversary, que mais que uma edição limitada era um enorme conjunto de one-offs composto por nada menos que 350 exemplares únicos (aqui e aqui).
Cada uma destas unidades era peça única e se distinguia por uma configuração estética inspirada em exemplares do passado mais glorioso da marca. No total foram apresentadas 70 decorações e configurações estéticas diferentes e cada uma estava disponível sobre um exemplar de cada uma das linhas de produto que compunham na época o catálogo da marca de Maranello. Os modelos disponíveis eram os California T, F488 GTB, F488 Spider, GTC4 Lusso e F12 Berlinetta.
Entre os 350 exemplares havia configurações e desenhos para todos os gostos, mas um dos mais atraentes eram sem dúvida os Ferraris de motor central dotados das cores azul e amarelo da icônica decoração da equipe Penske Racing. Esta escuderia americana participou em inúmeras categorias, como a Indy, a NASCAR e diferentes campeonatos de Resistência, onde brilhou especialmente na década de 70 com os Ferrari F512M decorados com as cores azul e amarelo da Sunoco.
Inspirando-se no clássico Sport Prototipo azul e amarelo da Penske Racing, o departamento Tailor Made da casa de Maranello criou esta decoração para a série 70th Anniversary em 2017. De modo que só há 5 exemplares originais com esta configuração e só um Ferrari F488 Spider portando estas cores. Embora sejam os mesmos tons, a configuração não é exatamente a mesma do esportivo clássico, que também contava com as rodas em amarelo, enquanto que este exemplar se conforma com as pinças neste tom, além de alguns toques nas entradas de ar laterais. O interior combina elementos pretos com revestimentos claros e diversos emblemas identificativos da série 70th.
Esta peça única recebeu a denominação Ferrari F488 Spider 70h Anniversary, mas devido às suas cores é mais conhecido como o exemplar ‘Penske-Sunoco’. Mas parece incrível, já que mais de 3 anos depois de sua apresentação oficial, esta unidade continua estando como nova, pois apareceu à venda na Art & Revs, em Luxemburgo, com apenas 71 km de uso.