1965 - FORD MUSTANG SHELBY GT350R ‘FLYING MUSTANG’

Já se comentava que este especial exemplar do Ford Mustang Shelby GT350R apelidado de ‘Flying Mustang’ era um forte candidato ao trono do Mustang mais caro da história. Inicialmente deveria ter sido leiloado em maio durante um evento da Mecum Auctions, mas a crise sanitária fez com que esse leilão tivesse que ser adiado até agora. Mas isso não impediu que em apenas alguns minutos sobre o estrado, este destacado protótipo conseguisse um lance de 3.5 milhões de dólares, o que somados a todos os gastos significa um preço final de 3.85 milhões de dólares. O preço mais alto já pago por um exemplar do Ford Mustang em leilão público e, portanto, um novo recorde oficial.
O recorde anterior estava em posse de um dos Ford Mustang GT 390 que foram utilizados durante a filmagem do clássico Bullitt de Steve McQueen. Falamos do exemplar ex-Kiernan, que foi mantido oculto por seus proprietários durante décadas, até que Sean Kiernan, filho do proprietário original, decidiu mostrá-lo em conivência com a Ford, durante a apresentação do último Ford Mustang Bullitt de edição limitada. Esse raro exemplar, que se encontrava ainda em seu estado original, foi leiloado em janeiro deste ano em outro evento da Mecum Auctions por nada menos que 3.74 milhões de dólares.
O recorde esteve em mãos do Shelby GT 390 somente meio ano, embora seja lógico se temos em conta a tremenda raridade e importância do exemplar detentor do novo recorde. Não se trata simplesmente de um Shelby GT350R com um atrativo histórico esportivo, mas uma unidade mais destacada e célebre de todas as que chegaram a competir oficialmente.
Este exemplar com número de chassi #5R002 foi o primeiro protótipo do Shelby GT350R. Também foi o primeiro que competiu oficialmente e, além disso, o primeiro exemplar do Mustang que conseguiu ganhar uma corrida, com Ken Miles ao volante. Uma vitória após a qual chegaram muitas outras, incluindo as do campeonato SCCA, de modo que falamos de um dos exemplares mais bem-sucedidos do modelo, sendo conduzido por pilotos como o mítico Ken Miles, Peter Brock e Bob Bondurant.
Além do que, a Shelby utilizou extensivamente este modelo para o desenvolvimento dos míticos Shelby GT350R de rua e apareceu em inúmeras capas da mídia automobilística dos Estados Unidos. Como veículo clássico também conseguiu inúmeros prêmios em eventos importantes como os de Amelia Island e Pebble Beach Concours d’Elegance.