2016 - ICONA VULCANO TITANIUM

O Icona Vulcano Titanium, como o próprio nome indica, trata-se de um automóvel com sua carroceria fabricada integralmente em titânio, o primeiro de sua classe no mundo.
O esportivo surpreendeu a todos quando estreou em Pebble Beach 2015 e agora, exatamente um ano depois, volta a ser notícia, pois uma unidade será oferecida ao melhor lance no Salón Prive, que será celebrado no Blenheim Palace, no Reino Unido, entre os dias 1 e 3 de setembro. Portanto, poderemos saber quanto um carro de titânio como este vale no mercado.
Não é a primeira vez que se fala dos italianos da Icona. No Salão de Xangai em abril de 2013, apresentaram o superesportivo Icona Vulcano com uma mecânica híbrida de 900 cv. Depois de dois anos, fizeram o mesmo com esse Vulcano Titanium, que basicamente é o mesmo carro, mas com uma carroceria fabricada totalmente em titânio no lugar da fibra de carbono.
O chassi do Vulcano Titanium foi atualizado pelo mesmo Claudio Lombardi, antigo diretor técnico da Scuderia Ferrari. Também trabalhou na parte técnica, Mario Cavagnero, criador de carros como o Lancia 037 e o Peugeot 205 T16. Portanto, espera-se que seu comportamento dinâmico esteja à altura dos melhores superesportivos do momento e que em termos de potência tampouco fique atrás.
Prova disso é que o Icona Vulcano Titanium utiliza um motor V8 sobrealimentado de 6.2 litros de origem GM, o mesmo do Chevrolet Corvette ZR1. Desenvolve 670 cv de potência, mas se o cliente quiser, essa potência pode ser incrementada até os 1.000 cv. O carro utiliza uma transmissão sequencial de seis velocidades Automac Modena, com a qual consegue um desempenho impressionante. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, atinge os 200 em 8,8 e sua velocidade máxima é de 354 km/h.
Em termos de preço, esperam que no leilão seja vendido por nada menos que 2,2 milhões de libras, algo em torno de 9 milhões de reais.