2025 - KARMA AMARIS

Desde o seu início, a atual Karma Automotive não teve exatamente um mar de rosas, mas tudo indica que os esforços dos anos anteriores estão dando frutos nesta década. A empresa acaba de revelar seu primeiro coupé de duas portas, o Karma Amaris, que seguirá os passos do já conhecido Karma Gyesera e começará a ser produzido no quarto trimestre de 2026.
Construído na mesma plataforma do sedan mencionado acima, o Amaris apresenta o novo powertrain EREV (Extended Range Electric Vehicle) do fabricante. Em termos de design, ambos os modelos são muito semelhantes, com as principais diferenças na vista lateral.
Sem dúvida, a característica mais marcante do Karma Amaris são as duas grandes portas giratórias que abrem para cima. Elas são complementadas por uma linha de teto inclinada, um novo conjunto de rodas de alumínio forjado de 22 polegadas, batizadas de ‘Constellation’, e um escapamento lateral no mais puro estilo Mercedes-AMG G 63. A carroceria é feita de fibra de carbono e alumínio.
Ainda não temos imagens do interior, mas esperamos um design praticamente idêntico ao do Gyesera. O que mudará é o espaço, já que o sedan é essencialmente uma atualização do Karma Revero, que por sua vez é uma versão moderna do Fisker Karma original de 2011. Mas atenção, estes não serão os únicos modelos da gama...
Em 2027, veremos um coupé topo de linha totalmente elétrico chamado Karma Kaveya, originalmente planejado para ser lançado em 2026. Em seguida, vem o Karma Ivara GT-UV, um crossover que pode ser elétrico ou híbrido plug-in (PHEV).
Debaixo da pele do Karma Amaris
A Karma apresentou inicialmente o Gyesera como um veículo totalmente elétrico, então o Amaris previsivelmente sofreria o mesmo destino. No entanto, no segmento de luxo e hipercarros, não é isso que os clientes querem. Com base nisso, a empresa decidiu equipá-los com um sistema de propulsão EREV, além de renovar a imagem do Gyesera para seu lançamento em 2025.
Assim, o Karma Amaris é alimentado por uma combinação de um novo motor turbo de 4 cilindros, que atua como gerador, e um motor elétrico. Embora não tenham fornecido detalhes, eles revelaram que ele é maior que o motor de 3 cilindros e 1.5 litros do Karma Revero e que o Amaris completa a aceleração de 0 a 96 km/h em apenas 3.5 segundos. A velocidade máxima é de 266 km/h.