1995 - LANCIA DELTA HF INTEGRALE EVO II EDIZIONE FINALE

O Lancia Delta HF Integrale é uma peça de coleção, sobretudo as diferentes versões e edições que foram comercializadas no final da vida do modelo. De todas elas, uma das mais valiosas é a edição que foi lançada exclusivamente no Japão para prestar homenagem ao carro durante sua despedida.
Os Lancia Delta HF Evo 2 ‘Edizione Finale’ foram um presente da marca italiana aos seus numerosos aficionados japoneses, pois não se tratava de um simples Delta modificado com uma exclusiva configuração cromática, pois esta rara versão contava com verdadeiras e notáveis mudanças em termos de chassi realizadas com alguns dos melhores elementos e materiais disponíveis naquele momento no mercado.
A nível mecânico, os Lancia Delta HF Evo 2 ‘Edizione Finale’ não se diferenciavam realmente do resto das versões Evo, com as quais compartilhava o conjunto motor e transmissão, incluindo seu célebre sistema de tração total Integrale. A mecânica de 2.0 litros sobrealimentada entregava 215 cv e 300 Nm de torque máximo.
Onde surgem novidades é na configuração estética e de chassi, pois a Lancia instalou um novo esquema de suspensão com elementos OMP e Eibach, rodas Speedline em cinza antracite de 16 polegadas, alguns elementos em fibra de carbono e outros de tom preto no exterior, bancos bucket Recaro, botão de arranque, pedais de alumínio OMP, volante MoMo e vários emblemas alusivos à versão.
A nível exterior é muito simples reconhecer os exemplares desta edição limitada, pois todos eles contavam com a carroceria na cor Amaranto, um tom vermelho bordô com linhas longitudinais de cor amarelo e azul que imitavam a decoração do Fulvia HF. Uma combinação extremamente rara que só pudemos ver nesta série limitada.
No total só foram criados 250 exemplares e esta unidade é a de número 92. Seu histórico é muito curioso, porque como todas as demais foi destinada ao Japão, onde permaneceu vários anos até que um colecionador belga a comprou em 2008. Um ano mais tarde foi vendida a outro colecionador europeu e este se encarregou de leiloá-la há poucos dias no Reino Unido, onde alcançou um incrível lance de 218.250 libras esterlinas, o que equivale a 1.57 milhões de reais ao câmbio atual. Seu elevado preço se justifica pela natureza da versão, extremamente rara, além de uma quilometragem realmente baixa, pois até agora rodou apenas 5.338 km.