2021 - LUPA E26

“É hora de mudar as regras”. Este é o lema da LUPA, um pequeno fabricante espanhol de carros elétricos que começou sua jornada comercial no ano passado de 2020, que fabricará seus carros no Uruguai pretendendo mudar o panorama. A LUPA anunciou três modelos, os E26, E66 e E137, todos de mobilidade sustentável, mas só se conhecem os dados do primeiro. Os outros dois são um comercial urbano e um SUV.
Com relação ao E26, conhecemos a imagem exterior, equipamentos e especificações. Um utilitário de pouco mais de 4 metros com um design mais que futurista, o típico de um concept car, mas nem por essa condição menos atrativo. O LUPA E26 apresenta finíssimas faixas de LED na parte frontal, dispostas na horizontal debaixo do capô e com faróis verticais em ambos os lados da grade, destacando também finos espelhos retrovisores. Com relação às suas dimensões, ele mede 4.069 mm de comprimento, 1.780 mm de largura, 1.519 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.590 mm.
Um design muito equilibrado, com um perfil de cinco portas com maçanetas retráteis que lembra as formas de um SEAT Ibiza, e com uma traseira também muito vanguardista com lanternas de LED muito pequenas. Uma imagem que sofrerá importantes mudanças para ajustar-se a um modelo de produção, como destacou o próprio fabricante.
Será oferecido em seis cores, sendo padrão o tom Branco: Branco Perolado, Cinza Light, Cinza Escuro, Vermelho e Preto terão um sobre preço. Sem imagens do interior, o modelo da LUPA também conta com uma lista de equipamento muito mais completa que a de outros elétricos do mercado de marcas generalistas consagradas. Um arsenal de assistentes de condução e avançadas tecnologias em que estão incluídas funções de condução semiautônoma de nível 2 e um sistema de comunicação com tecnologia 5G.
O LUPA E26 contará também com um motor elétrico de 87 kW, equivalente a 117 cv, e uma bateria de íons de lítio com uma capacidade máxima de 50 kWh, dispondo de uma autonomia máxima de até 400 quilômetros, segundo o ciclo WLTP. O fabricante espanhol destaca que o modelo contará com um seletor de três modos de condução que limitará o uso da potência, com 117 cv no ‘Sport’, 90 cv no ‘Normal’ e 65 cv no ‘City’, esticando ao máximo a autonomia. Além disso, a bateria poderá ser recarregada em 80% de sua capacidade em 25 minutos.