2021 - MINI ELECTRIC PACESETTER

O exterior do MINI Electric Pacesetter foi concebido para a vida na pista e representa a interpretação mais dinâmica até agora de um MINI com motor totalmente elétrico e inspirado no JCW.
Na parte dianteira do carro, os ícones clássicos da MINI, como os faróis circulares e a grade hexagonal, criam a expressão familiar e facilmente reconhecível da MINI. Ao mesmo tempo, os elementos característicos da John Cooper Works, como os arcos de roda adaptados à largura da bitola do carro e o profundo defletor dianteiro com divisores adicionais à esquerda e à direita, realçam o aspecto esportivo da parte frontal.
A grade do radiador que não se vê, e o logotipo da MINI Electric destacam o coração elétrico do Safety Car. Uma vez que não é necessário refrigerar o sistema de propulsão através da zona superior da grade, a parte frontal está praticamente fechada para favorecer a aerodinâmica. As únicas exceções são a zona abaixo da grade e as chamativas aberturas, quase quadradas, para a refrigeração dos freios. As luzes intermitentes brancas do Safety Car se integram harmoniosamente no capô. As características faixas do capô da MINI se estendem pelo teto até a parte traseira.
O interior foi reduzido ao estritamente necessário, ficando apenas os bancos dianteiros. A área do condutor é composta de um banco homologado com cinto de seis pontos aprovado tanto para competição como para estrada, um volante com amortecedor de fibra de carbono de desenho minimalista e um quadro de instrumentos digital.
A tela de informação central deixa lugar aqui a uma capa de fibra de carbono para reduzir ainda mais o peso. O console central abriga a alavanca de câmbios, o freio de mão e os comandos das luzes de sinalização necessárias, tudo isso em fibra de carbono exposta. Os painéis das portas de fibra de carbono, igualmente reduzidos, com aberturas de vidros e portas, contêm correias de tecido para facilitar o fechamento das portas. Outra característica central do interior é o santoantonio soldado, que maximiza a segurança.
Por trás do potente design do MINI Electric Pacesetter, inspirado no JCW, se encontra a experiência da BMW Motorsport. O rigoroso cumprimento dos princípios de design leve faz com que o safety car tenha um peso em ordem de marcha de 1.230 kg, o que o torna 130 kg mais leve que o MINI Cooper SE de série. O sistema de propulsão, também baseado no MINI Cooper SE, produz 135 kW e 280 Nm, o que permite ao MINI Electric Pacesetter acelerar de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos e de 0 a 60 km/h em 3.6 segundos.
O sistema de propulsão se combina com a suspensão de competição para oferecer a máxima sensação do kart. Os suportes do braço de controle da suspensão com especificações de competição, um aumento de 10 mm na largura da bitola, além dos freios de quatro pistões e as rodas do MINI John Cooper Works GP com pneus Michelin Pilot Sport (tamaño 245/40 R18), completam o pacote geral. São os mesmos pneus que calçam as rodas dianteiras dos carros de corridas da Fórmula E.
O MINI Electric Pacesetter verá a luz pela primeira vez em Roma no dia 10 de abril de 2021 no segundo evento da temporada 2021 da Fórmula E. Ao volante estará o piloto oficial de Safety Car da FIA, o português Bruno Correia.