1968 - MINI MORRIS 1000 SHORTY

Você não vai ouvir muita gente reclamar do tamanho do Mini original em sua época. Com apenas 3.05 metros de comprimento, o clássico Mini Morris tinha uma distância entre os eixos muito reduzida. Dessa forma, o modelo britânico tinha esse nome por alguma razão.
No entanto, havia quem pensasse que a esta pequena maravilha automotiva ainda sobrava alguns centímetros no comprimento. Existiram projetos baseados em cortar literalmente a carroceria e recebiam o nome de Shorty. São exemplares bastante interessantes e um deles está à venda no Reino Unido.
Mas muitos podem perguntar o quanto é menor um Shorty em comparação com um Mini padrão da época. Não há medidas exatas, mas há quem diga que é, mais ou menos, sete polegadas (180 milímetros) mais curto que o modelo de série. Se for assim, falamos de uma carroceria com um comprimento de apenas 2.87 metros.
De novo, isso é inclusive mais curto que as distâncias entre os eixos de alguns SUVs que são vendidos atualmente. Falando de tamanho de bolso, inclusive um Smart Fortwo provavelmente parecerá enorme ao seu lado.
Para que o Shorty tivesse um aspecto proporcional, foram modificadas as portas para adaptá-las à distância entre os eixos, muito mais reduzida. As molduras dos vidros também foram modificadas para seguir a forma do teto.
Em relação ao interior, tudo é muito menor (para não dizer claustrofóbico) para o condutor e o passageiro. Os bancos são basicamente o assento traseiro do Mini de série, que foi cortado no centro, para abrigar o freio de mão.
Quanto ao desempenho, este Shorty segue utilizando o motor de série da primeira geração, com 998 cm3, 38 cv de potência e 71 Nm de torque. O bloco de 1.0 litro nunca tornou o Mini um carro esportivo, mas com grande parte do veículo cortada, deve ser um pouco mais ágil. Inclusive conta com um tubo de escape personalizado.
O carro será leiloado em breve no Reino Unido, e será interessante ver o preço que alcançará nos próximos dias. De qualquer forma, o Mini Shorty parece dizer a todo o mundo que um carro com a metade do tamanho também pode ser o dobro de divertido.