2021 - PAGANI IMOLA

O Pagani Imola se destacará entre todas as novidades do Salão de Ginebra 2020. E não só por sua intimidante imagem, sua tremenda potência e limitada produção, mas também por seu preço. Porque a última criação da empresa de Horacio Pagani, da qual só serão fabricadas cinco unidades para todo o mundo, tem um preço de venda que parte dos cinco milhões de euros sem incluir impostos.
Mas apesar dessa incrível soma, a empresa com sede na Itália já vendeu as cinco unidades previstas do Pagani Imola. Trata-se de um superesportivo que graças aos 827 cv que desenvolve o motor 6.0 V12 biturbo construído pela AMG, é o Pagani mais poderoso de todos os tempos. Desta forma, supera em 25 cv o Pagani Huayra Roadster BC, que ostentava o título até agora, oferecendo 50 Nm extra de torque até alcançar incríveis 1.100 Nm.
Toda essa potência e torque são enviados às rodas traseiras - que calçam pneus Pirelli Trofeo R na medida 355/23 R21 - através de uma transmissão robotizada com sete velocidades fabricada pela Xtrac. Ela é capaz de mudar de marcha em menos tempo e, por sua vez, trabalha associada a um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente e com um conjunto de suspensões redesenhadas. Contam com uma geometria específica e amortecedores ativos que trabalham em conjunção com a aerodinâmica ativa para ajudar a transferir estes 1.100 Nm de torque ao asfalto sem perda de tração.
Como se pode imaginar, o Pagani Imola presta um tributo com sua denominação ao lendário circuito italiano. É a pista onde foi desenvolvido e testado exaustivamente, pois a marca assegura que o modelo acumulou mais de 16.000 quilômetros neste traçado a um ritmo de competição. É um carro que também serviu para testar novas soluções técnicas que talvez mais adiante cheguem a outros modelos da marca.
Algumas destas inovações são, por exemplo, a técnica utilizada para pintar a carroceria. Denominada ‘Acquarello Light’, segundo Pagani, permite reduzir o peso em 5 kg sem perder cor, profundidade e brilho. O Pagani Imola conta também com 770 novos componentes forjados e usinados com os quais consegue um peso no vazio de somente 1.246 quilos. Não foi revelado o desempenho, mas tendo em conta o pouco que pesa e o potente que é, podemos imaginar que será extremamente veloz.
Embora a estreia oficial do Pagani Imola aconteça em março no Salão de Genebra 2020, já faz um tempo que sabíamos de sua existência, pois a marca começou a entregar as cinco unidades no final do ano passado e um dos proprietários compartilhou imagens nas redes sociais (aqui). Mas até agora não se conheciam detalhes oficiais sobre este superesportivo.