2020 - PAL-V LIBERTY

O PAL-V Liberty é um dos projetos mais avançados que podemos encontrar no estranho nicho dos carros voadores. Ele foi revelado há alguns anos no Salão de Genebra e as intenções da empresa passam por comercializar essa estranha mescla entre triciclo e helicóptero na Europa.
O PAL-V Liberty conta com uma estranha carroceria a meio caminho entre um utilitário e a cabine de um helicóptero. Sobre ela surgem as enormes pás que podem ser dobradas quando o modelo se encontra no modo carro, além das enormes aletas verticais que também podem ser dobradas na parte traseira. Ao contrário de outros projetos do seu tipo, o PAL-V Liberty se encontra distante do solo, daí o seu estranho e radical aspecto, mais próprio de uma aeronave e que guarda pouca relação com um carro convencional.
A última notícia que chega desse projeto é que finalmente foi conseguida a homologação do modelo na Europa, embora por enquanto somente para circular por estradas, já que este tipo de veículo deve ter tanto a aprovação das autoridades europeias para poder circular por estrada aberta, como qualquer outro automóvel, como as devidas permissões e licenças que são exigidos na Europa de qualquer avião ou helicóptero comercial.
Por isso que a chegada deste projeto ao mercado está se dilatando tanto, pois se a homologação de qualquer automóvel é uma tarefa bastante lenta e trabalhosa para um fabricante pequeno como este, conseguir a homologação para um novo modelo de aeronave é ainda mais complicado e lento. Isso não só requer que as autoridades pertinentes pratiquem testes durante 150 horas de voo, como também se deve enfrentar um processo de homologação que inclui 1.200 informes diferentes e que neste caso se espera que esteja finalizado em 2022. Só então ele poderá ser produzido em série e comercializado.
Para circular por terra este estranho veículo conta com um motor a combustão que entrega cerca de 100 cv e que graças a um tanque de gasolina de 100 litros oferece uma autonomia de 1.315 km (só em terra). Para poder voar utiliza um propulsor Rotax secundário de cerca de 200 cv que lhe permite poder voar a 180 km/h com uma autonomia máxima de 500 km (mais 30 minutos de reserva). O preço anunciado para o modelo no Velho Continente parte dos 299.000 euros.