1954 - PEGASO SAOUTCHIK COUPE RED

A casa de leilões britânica Hagerty regressa ao Goodwood Revival no próximo final de semana rodeada de estilo graças a um dos carros mais raros que poderemos encontrar em um evento com estas características, o Pegaso Saoutchik Coupe.
O impressionante Pegaso de 1954 foi construído na antiga fábrica da Hispano-Suiza e conta com um motor V8 a 90 graus, de liga leve e com quatro comandos de válvulas. O V8 acelera até as 9.000 rpm e era oferecido na época com uma grande variedade de configurações de carburadores, como as versões com um sistema único Weber, as versões com carburadores duplos e uma versão com quatro carburadores.
O glamoroso Z-102B é um dos 18 carros fabricados por Saoutchik entre 1952 e 1954, um encarroçador que tinha uma longa tradição na criação de alguns dos automóveis de aspecto mais espetacular. Fundada por Jacques Saoutchik, um marceneiro convertido em encarroçador, a empresa deixou sua marca na década de 1930 com uma sucessão de projetos para Hispano-Suiza, Mercedes-Benz e Bucciali.
O carro que estará presente no estande da Hagerty é o de chassi 0146, que foi apresentado originalmente no Salão de Paris de 1954 no Grand Palais, onde foi adquirido por Jean-Claude Lamy. Posteriormente, Lamy inscreveu o carro em várias competições, incluindo o Rally PanArmoricaine ‘54 e o Rally Sablé-Solesmes.
Posteriormente o Saoutchik chegou aos Estados Unidos e finalmente foi vendido a Bill Harrah, que agregou o Pegaso à sua coleção. Harrah conservou o Z-102B em estado original no seu museu até a sua morte em 1978. Mais tarde, Ralph Engelstad adquiriu o Pegaso para o Imperial Palace Auto Collection em Las Vegas. Em fevereiro de 2019, 65 anos depois de sua estreia no Grand Palais, o coupe voltou a Paris para ser apresentado no evento Rétromobile.