1988 - PONTIAC FIERO GT LAST PRODUCTION

É incrível a quantidade de veículos de coleção praticamente novos à venda que aparecem a cada poucas semanas em algum canto do mundo. Mas nesta ocasião falamos de um exemplar muito destacado do modelo e uma peça de coleção para os aficionados da Pontiac, pois trata-se do último exemplar fabricado do mítico Pontiac Fiero GT de motor central.
No final da década de 70 a General Motors decidiu dar luz verde a um projeto muito raro e especial, um esportivo de motor central de tamanho compacto. Uma fórmula muito rara para um fabricante americano, mas que foi o fruto inesperado de uma época turbulenta e fortemente marcada pelas sucessivas crises do petróleo que aconteceram a partir de 1973. O resultado foi o Pontiac Fiero, um atrativo coupe de pequeno tamanho e que tinha como propósito ser uma alternativa barata e eficiente em termos de consumo para aqueles clientes aos quais o Corvette ficava distante. De modo que não foi desenvolvido para competir realmente contra nenhum modelo, embora mais tarde tivesse que encarar o Toyota MR2, de abordagem muito similar.
Embora desde o seu nascimento gozasse de muitos aficionados, a verdade é que o modelo nunca chegou a ser um verdadeiro sucesso de vendas. Pelo menos não para os padrões dos fabricantes americanos, acostumados a vender centenas de milhares de unidades a cada ano de rentáveis modelos de tamanho médio e grande. Comenta-se que a GM perdia 2.000 dólares em cada um dos exemplares fabricados.
Após 5 anos no mercado, foram montadas pouco mais de 370.000 unidades do primeiro esportivo de motor central da General Motors (não contamos o Chevrolet Corvair porque este equipava um motor traseiro, não central). O exemplar vermelho que aparece nas imagens é precisamente o último fabricado do modelo, a última unidade do Fiero que saiu da linha de montagem e, portanto, também é o último modelo da marca fabricado na mítica fábrica Pontiac de Michigan. Instalações que estiveram operativas desde 1927 até 1988 e onde foram fabricados modelos tão emblemáticos como os Pontiac GTO, Pontiac Tempest e Pontiac Le Mans, só para nomear alguns.
Se estas características já não fossem suficientemente marcantes para destacar este exemplar como uma peça única, ele também conta com um histórico muito particular e conhecido.
Para celebrar o encerramento da produção do Pontiac Fiero e o fechamento dessas instalações, a empresa decidiu fazer um gesto com os trabalhadores da planta e foi sorteado entre todos os funcionários as duas últimas unidades fabricadas do modelo. Como podemos ver nas imagens, as duas últimas unidades montadas na fábrica Pontiac foram dois exemplares idênticos e fortemente equipados do Fiero GT, das quais esta unidade é a última montada.
O primeiro e único proprietário deste especial exemplar decidiu, muito inteligentemente, não estrear o modelo na época. De modo que preferiu preservá-lo como a peça de coleção que é. Esta unidade agora se encentra incluída na listagem de um leilão que acontecerá no próximo mês de novembro, onde este exemplar aparece como uma das peças mais destacadas do evento.
Embora o modelo nunca tivesse estreado nem usado regularmente, conta com uma pequena quilometragem de uso, 582 milhas ou 936 km, que entendemos terem sido realizados durante test-drives e nas manutenções rotineiras do veículo. Pois ele continua exibindo os mesmos plásticos protetores que tinha quando saiu da planta de Michigan em agosto de 1988.
Por enquanto não foram reveladas as estimativas de preço desta unidade, mas considerando que se trata do último Pontiac Fiero fabricado e também o último exemplar montado na mítica fábrica de Pontiac, podemos esperar que seja muito valorizado pelos colecionadores locais. Ao que se soma sem dúvida seu magnífico estado de conservação e sua ridícula cifra de quilometragem.