2016 - PORCHE VISION 960 TURISMO CONCEPT

A iniciativa #PorscheUnseen vem revelando alguns interessantes estudos de design e projetos secretos realizados pelo centro de design da marca alemã em Weissach. Alguns tão peculiares como o Porsche Vision Renndiest, que podemos considerar como a primeira van esportiva da Porsche, e o Porsche 919 Street, uma não menos chamativa versão de rua matriculável do radical Porsche 919 Hybrid que venceu em Le Mans por 3 ocasiões.
O chamativo protótipo que aparece nas imagens corresponde a um projeto não menos estranho, pois o Porsche 960 Vision Turismo era nada menos que a tentativa de criar uma versão de 4 portas do Porsche 918 Spyder. Um conceito que pode parecer totalmente absurdo, mas que para o responsável máximo de design da Porsche, Michael Mauer, foi uma ideia genial.
Tudo aconteceu quando Mauer percebeu um esboço esquematizado do Porsche 918 Spyder que se encontrava em uma parede no local de trabalho de um dos designers de Weissach. Ao que tudo indica, uma das linhas daquele esboço criava a sensação de que se tratava de um veículo de 4 portas, uma imagem que intrigou e surpreendeu o executivo alemão, que passou a colocar em prática aquela estranha combinação. O hiperesportivo mais radical da Porsche em configuração sedan, de modo que podemos dizer que se tratava de uma espécie de mistura entre o próprio 918 e o Panamera.
Ao contrário do que aconteceu com o Bugatti 16C Galibier, que foi tão modificado durante seu processo de design que acabou virando um modelo grotesco, este esportivo conceitual não se tornou um simples Frankenstein e conseguiu assentar as bases não só para a criação posterior do Porsche Taycan, mas também foi a origem de vários traços atuais que caracterizam todos os modelos da marca alemã. Como é o caso das ópticas dianteiras e traseiras, que contam com as grafias e a distribuição interna que são usadas pela marca em todos os seus modelos novos, além da posição do nome Porsche na traseira, junto à linha LED horizontal.
O motivo de desenvolver o concept como um modelo elétrico foi uma decisão que foi tomada durante as etapas iniciais do projeto, pois a motorização elétrica ocupa menos espaço e deixa a via livre aos designers na hora de distribuir o modelo, o que permitiu que ele tivesse as proporções tão atraentes como podemos apreciar nas imagens. O que teria sido totalmente impossível de acontecer se o carro contasse com um enorme motor a combustão e os subsistemas que o acompanham. Este sedan esportivo elétrico de estilizadas formas foi somente o início do conceito de sedan elétrico de alto desempenho que deu origem ao Taycan.