2017 - QOROS K-EV CONCEPT

Antecipado anteriormente por alguns esboços, esta semana surge no Salão de Xangai 2017, o resultado da colaboração entre a Qoros e a Koenigsegg. Trata-se do novo Qoros K-EV Concept, um interessante protótipo com o qual o fabricante chinês mostra sua visão de um hipotético esportivo de alto desempenho com uma mecânica 100% elétrica.
Sua imagem é excessivamente futurista e embora não seja possível extrair detalhes e traços que possam indicar uma versão de produção - ainda não confirmada - existem importantes elementos que valem ser destacados. O Qoros K-EV Concept conta, por exemplo, com um monocasco de fibra de carbono que lhe permite apresentar um peso bem leve, levando em conta que se trata de um carro elétrico.
O aspecto do K-EV chama a atenção por seus faróis de desenho vertical, as entradas de ar dianteiras e a parte transparente presente no capô e que lhe outorga um ar um tanto estranho. No entanto, destaca-se especialmente o seu sistema de abertura das portas. Enquanto que as que dão acesso aos lugares traseiros apresentam uma abertura deslizante própria de um monovolume de sete lugares, as dianteiras são o oposto.
Como é possível ver nas imagens, a porta do copiloto tem um sistema de abertura convencional, enquanto que a do condutor é do tipo asa de gaivota. Uma mescla chocante. Mas se o exterior se apresenta com uma imagem insólita, o interior não é diferente. O habitáculo revela um ambiente que transmite uma atmosfera tecnológica, futurista e esportiva.
O interior oferece uma capacidade para quatro passageiros com bancos individuais. As inserções de fibra de carbono se mostram em inúmeros elementos e partes do habitáculo. O quadro de instrumentos digital, a enorme tela que adorna o console central e a terceira tela situada mais abaixo para controlar sistemas como o climatizador dão o toque tecnológico.
Em termos mecânicos, o protótipo criado pela Qoros e pela Koenigsegg conta com um sistema composto por quatro motores elétricos que geram uma potência total de 960 kW (1.305 cv), potência que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2,7 segundos, podendo alcançar uma velocidade máxima de 260 km/h. Por outro lado, seu pacote de baterias de 107 kWh lhe permite percorrer quase 500 quilômetros com uma só carga. Uma autonomia bem interessante.