2021 - TOYOTA C POD

A Toyota já vem anunciando há algum tempo o lançamento de sua futura linha de veículos elétricos, da qual falamos em diversas ocasiões nos últimos tempos, incluindo informes como o do seu sistema de nomenclaturas, Toyota BZ. No entanto, a apresentação deste pequeno e curioso modelo urbano de dois lugares foi uma surpresa, pois a marca japonesa não só não havia anunciado este projeto, como até agora não havíamos tido nenhum informe relacionado com a sua chegada.
O Toyota C Pod é um atraente e futurista veículo urbano do tipo cápsula que conta com um tamanho realmente minúsculo. Com 2.49 metros de comprimento e somente 1.29 metros de largura, é 205 mm mais curto e 113 mm mais estreito que um Smart Fortwo atual. Embora sua altura seja bastante similar à do modelo alemão, pois é somente 5 mm mais baixo que o modelo de dois lugares da Smart. Apesar de contar com um pack de baterias, o novo elétrico da Toyota também é muito mais leve, pois seu peso oscila entre 670 e 690 kg, de acordo com a versão escolhida.
Dado o tamanho e o propósito do veículo, ele conta com um powertrain elétrico muito pequeno e de baixo desempenho. De acordo com a Toyota, o motor elétrico do C Pod entrega 12.5 cv (9.2 kW) e 56 Nm de torque máximo, um número de potência suficiente para mover esta cápsula com 2 passageiros nas velocidades habituais dos ambientes urbanos. O pacote de baterias também é de pequeno tamanho, seus 9.06 kWh lhe permitem alcançar uma autonomia máxima na cidade de 150 km com uma velocidade máxima de 60 km/h.
De acordo com o comunicado oficial da marca, o Toyota C Pod será vendido exclusivamente para clientes de frotas, tanto empresas privadas como para organizações estatais. Os clientes particulares terão que aguardar até 2022 para poder adquirir um destes modelos urbanos de dois lugares, que só estarão disponíveis no Japão.
Em princípio será lançado em duas versões, C Pod Grade X e C Pod Grade G, que contarão com as mesmas especificações mecânicas e que, portanto, só se diferenciarão pela composição do seu equipamento. Os preços destas versões serão de 1.65 e 1.71 milhões de ienes, o que significa 83.200 e 86.200 reais ao câmbio atual.