2022 - TOYOTA GR 86 BLITZ CONCEPT

Era apenas uma questão de tempo para que as principais empresas do mercado de acessórios pusessem mãos à obra com o último esportivo da Toyota. Depois do trabalho da HKS, o preparador japonês Blitz foi outro a oferecer uma visão de seu projeto, batizado como Blitz GR 86 Concept.
A segunda geração do Toyota GT86, agora rebatizado como Toyota GR 86, já é uma realidade. Assim como ocorreu com o Subaru BRZ, o Toyota GR 86 recebeu uma profunda mudança estética. Ambos ficam agora mais diferenciados e o GR 86 exibe um design na linha dos dois produtos principais da Toyota Gazoo Racing, os Supra e GR Yaris. Deste último herda, por exemplo, a grade Functional Matrix.
A nível estético, o GR 86 by Blitz conta com um kit de carroceria ligeiramente alargado. Nele destacam-se elementos próprios da NFS Underground, como o para-choque dianteiro redesenhado, com uma entrada central menor localizada mais abaixo, luzes LED integradas nas entradas laterais superiores e um divisor mais proeminente.
Na parte traseira destaca-se o aerofólio GT feito de fibra de carbono. Por sua parte, o novo para-choque conta com duas entradas laterais decorativas e um difusor mais agressivo, onde se destacam tubos de escape quádruplos de titânio. Arrematam o conjunto as rodas Enkei Racing Revolution RS05RR de 18 polegadas calçadas com pneus Dunlop Direzza ZIII.
No interior há três indicadores adicionais no painel, em frente ao copiloto, que mostram a pressão e a temperatura do óleo. A insígnia Blitz e os detalhes na cor vermelho podem ser encontrados na alavanca de câmbios e no freio de mão, enquanto que os bancos de competição da Bride oferecem uma maior aderência lateral.
A Blitz também realizou algumas melhorias debaixo do capô. O filtro de ar de alto rendimento de carbono e o kit de indução de carbono permitem que o motor de 4 cilindros e 2.4 litros obtenha uma melhor refrigeração, ao mesmo tempo que foram adicionados um novo radiador e um refrigerador de óleo.
Tampouco falta um software Power and Throttle que permite ao condutor elevar a potência total, embora o especialista não tenha especificado a cifra. A potência é transmitida ao eixo traseiro através de uma transmissão manual de 6 velocidades com a ajuda de um diferencial de deslizamento limitado.
A nível técnico podemos encontrar uma suspensão rebaixada com um ajuste mais firme, assim como torres dianteiras e traseiras. Finalmente, foi melhorado o sistema de freios, com discos mais robustos de 355 mm de diâmetro com pinças de 6 pistões na parte dianteira e discos de 330 mm com pinças de 4 pistões na parte traseira.