2022 - TOYOTA GR 86 RC

O Toyota GT 86 havia lançado em seu mercado natal uma versão bastante interessante que, talvez, não tivesse sido muito bem vista por todos. Sob as siglas RC chegava um veículo despojado de grande parte de seu equipamento: sem rádio, sem molduras decorativas, sem rodas de liga leve e sem pintura nos para-choques. Tudo o que tinha era um motor dianteiro, duas rodas motrizes na parte traseira e uma transmissão de 6 velocidades que as conectava: a combinação perfeita.
Com a segunda e atual geração, agora chamada GR 86, o esportivo japonês recupera este acabamento simplificado, mas desta vez incorpora algumas atualizações sobre seu antecessor. O Toyota GR 86 RC tem algumas diferenças que se notam de imediato. Ficaram para trás as rodas padrão de 17 polegadas dos modelos básicos de exportação, substituídas por outras de aço de 16 polegadas com pneus mais estreitos em medidas 205/55 R16. Também brilham pela sua ausência as saídas de escape, pois a linha simplesmente termina em algum lugar debaixo do para-choque.
Menos óbvias são algumas outras mudanças. O RC não tem tapetes no porta-malas, como tampouco luzes, e o mesmo acontece com a cobertura do motor e parece que foi eliminada do solo uma certa quantidade de material isolante. Uma coisa que os mais entusiastas agradecerão é que essa versão também elimina o sistema de áudio que era encarregado de introduzir o som do motor no habitáculo, como a maioria dos alto-falantes que o reproduziam, já que só ficam dois neste veículo.
No interior, o RC perde tanto a empunhadura do câmbio como a alavanca do freio de mão forrados em couro dos modelos com especificações mais altas, mas o resto é em grande parte o mesmo. Os bancos, o volante e o grupo de indicadores coincidem com as versões mais equipadas, enquanto que o climatizador continua presente. No entanto, desaparece a tela TFT de 7.0 polegadas.
Entretanto, o que realmente importa é a parte mecânica e aqui o RC mantém tudo o que necessita do resto das versões. O motor de 4 cilindros e 2.4 litros segue presente, com seus 235 cv de potência e 250 Nm de torque máximo, acoplado à mesma transmissão Aisin de 6 velocidades. O RC da geração anterior perdeu o diferencial de deslizamento limitado, mas com este isso não ocorre, já que o mantém sem importar o acabamento do veículo.
A Toyota espera que os compradores apreciem a economia de peso de elementos como alto-falantes e outras comodidades, dando como certo de que de toda forma o cliente mudará as rodas e os pneus. Uma versão destinada aos track days cujo preço é 237.000 ienes mais barato que o acabamento seguinte, ou seja, cerca de 12.000 reais de diferença.