A ALCO (American Locomotive Company) produziu automóveis entre 1905 e 1913, mas sua historia começou anos antes. Em 1900, a American Locomotive Company era o maior fabricante de locomotivas a vapor de todo o mundo.
Em 1905 começaram a produção de automóveis e em 1906 adquiriram uma licença para produzir o carro francês Berliet, que seria comercializado nos EUA como "American-Berliet". O acordo durou até 1909, ano em que a American Locomotive Company decidiu renovar seu contrato e começou a produzir com a marca ALCO automóveis maiores e melhores.
Em 1909 e 1910, o piloto Harry Grant venceu a Copa Vanderbilt no comando de um ALCO.
Os automóveis ALCO eram fabricados de forma similar aos Berliet, e eram fabricados com a maior ênfase na qualidade. Para a fabricação de cada veículo era necessário por volta de 6 meses. Os automóveis ALCO eram o expoente máximo da tecnologia e elegância da época. Tanto era assim, que a empresa se gabava de fabricar os carros mais caros da América.
Enquanto a engenharia e a qualidade eram impressionantes, seus preços entre 6.000 e 7.000 dólares eram demasiado caros para a maioria do mercado. Como exemplo se pode mencionar o Sedan Limousine de 1913, que tinha um preço de fábrica de 7.250 dólares, e era o modelo mais caro da ALCO. Era equipado com um motor de 6 cilindros que produzia 60 cv de potência. O compartimento de passageiros era de grande sofisticação com muito espaço livre, janelas tipo “roll-up” e iluminação interior. Somente se produziu um exemplar totalmente fechado.
O fato de que o fabricante de carros tão caros era também fabricante de locomotivas, caminhões e taxis de luxo não caia bem entre seus clientes.
Embora a ALCO tivesse grandes lucros, nenhum vinha da divisão de automóveis, pois apesar de seus elevados preços de venda, se estimava que a empresa perdia cerca de 500 dólares em cada veículo. Com quase 50 carrocerias diferentes a escolher, era praticamente impossível ser eficiente e rentável.
Finalmente, depois de ter produzido apenas 5.000 unidades, a ALCO encerrou a produção de automóveis em 1913.