A Zundapp foi uma tradicional fábrica alemã de motocicletas concorrente da BMW, da MAICO e da NSU, que optou na década de 50 em fabricar automóveis.
A Zundapp pensou inicialmente em fabricar uma cópia do Fulda 6, mas decidiu redesenhar o Delta da Dornier - desenhado por Claudius Dornier. A parte dianteira e a traseira do automóvel eram parecidas e quase simétricas.
O resultado desta decisão fez surgir o Zundapp Janus que foi fabricado entre 1957 e 1958. Na mitologia, Janus era o deus romano de duas caras que cuidava das entradas, uma vez que tinha uma grande visão periférica.
No Janus os ocupantes do banco dianteiro olhavam para frente, e os ocupantes do banco traseiro olhavam para trás. Era um automóvel realmente estranho.
Duas pessoas podiam sentar-se no banco dianteiro. Não era fácil de entrar no automóvel, pois a coluna de direção não se movia com a porta como no Isetta. Os passageiros adicionais tinham que entrar por uma grande porta traseira e se sentavam no banco traseiro. Os bancos podiam assumir uma posição plana para servir como cama de acampamento.
O Janus venceu algumas corridas em competições fortes, como o rally de Luttich-Brescia-Luttich em 1958, onde a equipe da Zundapp ganhou o prêmio "Coupe Constructeurs." A Zundapp trabalhou em versões mais potentes com um motor de 400 cc de 2 cilindros e 2 tempos e também com motores de 500/600 cc de 4 tempos, mas quando venderam a licença juntamente com a fábrica na cidade de Nürnberg em 1958, a produção do Janus terminou.
A produção de motocicletas continuou nas instalações principais em Munich. Hoje em dia, somente poucos Janus sobreviveram. A maioria deles se encontra em más condições. Os componentes para sua restauração são muito difíceis de conseguir, e também é muito difícil conseguir um automóvel original em boas condições. Existem muitos exemplares modificados, porém são raros os originais de fábrica.