10/12/2018 - ALFA ROMEO 6C DE 1930 DA SCUDERIA FERRARI SERÁ LEILOADO

Se qualquer Ferrari tem algo especial os mais clássicos são mais especiais ainda. A demonstração está nos exorbitantes valores que alcançam com o passar dos anos, especialmente em leilões. Este exemplar não é um Ferrari propriamente dito, mas um Alfa Romeo da Scuderia Ferrari, quando a marca de esportivos de Maranello ainda não existia.

Trata-se de um Alfa Romeo 6C 1750 Gran Sport Spider de 1930, uma autêntica joia de corridas que competiu na Mille Miglia com o político italiano Luigi Scarfioti ao volante e dentro da equipe de Enzo Ferrari.

Com uma carroceria construída por Zagato o carro não foi utilizado somente para corridas, uma vez que Scarfioti, que era deputado, o utilizou também para suas campanhas políticas, e além disso teve um completo histórico de competição. Nenhum dos carros de Ferrari terminou a Mille Miglia em 1930, mas um ano depois conseguiu o sexto lugar com um impressionante tempo de 17 horas e 27 minutos, além de conseguir bons resultados em outras corridas italianas, como um primeiro lugar em sua categoria no Colle di Paterno e segundo na classificação geral.

Foi em 1932 que o carro acabou sendo encostado depois da chegada do mais moderno 8C 2300 ‘Corto’ coupe. Além do que, parece que o 6C sofreu algum tipo de acidente que danificou a carroceria e o motor. Toda história sobre ele parece ter desaparecido até 1960, quando foi encontrado em um estado lamentável e definhando em um armazém de Módena.

Seu descobridor, Guiseppe Bruni, acabou levando o carro a um restaurador de Firenze onde ele conseguiu rejuvenescer até atingir o aspecto das imagens, e inclusive contatou Scarfioti que acabou confirmando o grande histórico desse carro.

Agora, depois dessa restauração e uma boa quantidade de participações em corridas e eventos de carros clássicos chegou o momento de encontrar um novo dono. Por isso Bonhams o levará a leilão em um evento especial da casa em Paris no dia 7 de fevereiro de 2019. Se espera que seu preço fique entre 1.2 e 1.6 milhões de euros.

Confira as Fotos