10/05/2014 - AUDI R8 LMX: FARÓIS LASER EM CARRO DE PRODUÇÃO

Em fevereiro, a BMW anunciou que o seu mais recente esportivo híbrido seria o primeiro carro de produção a incluir faróis laser. Uma vez que o i8 apenas será lançado durante o outono europeu, a Audi antecipou-se com uma edição especial da geração atual do R8. O Audi R8 LMX chega no verão europeu e será o primeiro carro de produção com faróis laser. Os faróis altos com tecnologia laser funcionarão conjuntamente com os médios LED já disponíveis no modelo esportivo desde 2008.

A marca alemã diz que, “com os novos faróis altos laser, um módulo laser por farol gera um cone de luz com o dobro do alcance dos LED”. Cada módulo é composto por quatro diodos laser de alta potência. Um conversor de fósforo converte a luz azul laser em luz branca, ideal para dirigir. Esta luz, a uma temperatura de 5500 Kelvin, proporciona condições ideais para que o olho humano reconheça facilmente os objetos, diminuindo a fadiga ocular. A Audi explica que o “ponto laser, que está ativo a partir dos 60 km/h, complementa os altos LED do R8 LMX melhorando a segurança e a visibilidade”. Quando pessoas cruzam com a linha dos faróis, “um sensor inteligente, baseado em câmeras”, detecta os ocupantes da via e ajusta o padrão das luzes de modo a contorná-los.

A edição especial R8 LMX usa uma versão melhorada do já conhecido motor V10 de 5.2 litros. Produz 45 cv a mais em relação ao V10 base do R8 (e 20 cv extra comparado ao V10 Plus). O motor está acoplado de série a uma transmissão S Tronic de dupla embreagem com sete velocidades e tração integral quattro. A Audi informa os 0/100 km/h em 3,4 segundos, atingindo a velocidade máxima de 320 km/h. O consumo é de 7,75 km/l e as emissões ficam em 299 g/km.

No exterior, o LMX ganha uma pintura exclusiva em azul “Ara Blue”. As rodas de 19 polegadas com pneus 235/35R (305/30R na traseira) oferecem freios a disco em cerâmica de fibra de carbono. A carroceria conta com várias modificações para melhorar a aerodinâmica. O interior apresenta as mesmas tonalidades azuis do exterior, com os tradicionais toques em carbono e alumínio. Limitado a apenas 99 unidades, o R8 LMX terá um preço de 210 mil euros para o mercado alemão.

Confira as Fotos