14/05/2019 - CITROËN 19_19 CONCEPT: O MÁXIMO CONFORTO PARA A MOBILIDADE URBANA

A Citroën mostra sua visão sobre o máximo conforto e a mobilidade urbana através de um concept car. O novo Citroën 19_19 Concept busca romper com os cânones estabelecidos no setor automotivo. Trata-se de um veículo totalmente elétrico que conta com uma autonomia de 800 quilômetros e está equipado com tecnologia de condução autônoma.

Este ano é muito importante para a Citroën. A conhecida marca dos ‘chevrons’ celebra o seu centenário. O fabricante francês entra em um seleto clube composto por uma lista de empresas automobilísticas que contam com mais de 100 anos de história. Para celebrar em alto estilo tão relevante aniversário, a marca colocou em marcha determinadas ações, como a edição especial Origins e a criação de dois modelos conceituais. O primeiro deles, chamado Citroën Ami One Concept, estreou há apenas alguns meses. E agora chega a vez do segundo.

Já podemos ver com todos os detalhes o novo Citroën 19_19 Concept, o segundo concept car que celebra o centenário da empresa francesa. Apesar de sua grande estreia estar programada para o VivaTech 2019 que abrirá suas portas no próximo dia 16 de maio na cidade de Paris (França), a Citroën revelou de maneira oficial seu novo modelo conceitual.

Na criação do Citroën 19_19 Concept buscou-se capturar qual é a visão de futuro da Citroën sobre o conforto a bordo dos veículos e a mobilidade urbana sem restrições. Está sustentado por diferentes pilares que serão fundamentais no futuro da indústria automotriz, como a eletrificação e as tecnologias relacionadas com a condução autônoma. Tudo isso temperado com um design que rompe com os cânones estabelecidos pelo mercado.

Esteticamente o Citroën 19_19 Concept transmite uma personalidade própria. Seu design está inspirado, segundo a Citroën, no mundo da aeronáutica. Conta com uma linguagem de design expressiva e completamente nova para a marca francesa. As rodas de grande tamanho e um habitáculo tipo suspenso e completamente envidraçado são algumas das características principais. Dispõe de uma trabalhada aerodinâmica, já que se trata de um fator determinante para melhorar o desempenho. Lembrando que se trata de um veículo elétrico.

O capô duplo transparente que gerencia um duto de ar enviado até o para-brisas é fundamental na aerodinâmica do veículo. Tampouco passa por alto seu capô superior e muito curto que atua de forma similar à de um aerofólio, assim como de suporte para os grupos ópticos de tecnologia LED e que seguem o rastro do mencionado Ami One Concept e do Citroën CXPerience Concept.

Se prestarmos atenção na traseira do Citroën 19_19 Concept, surge um design em consonância com a parte dianteira. Conta com grupos ópticos também de tecnologia LED e com a forma da letra ‘Y’, assim como uma parte inferior com uma aerodinâmica muito trabalhada e uma tampa envidraçada. Cabe destacar que as rodas foram desenvolvidas em colaboração com a Goodyear. Têm 30 polegadas e estão calçadas por pneus 255/30 R30.

Em relação ao interior do Citroën 19_19 Concept surge um ambiente futurista e realmente pitoresco. O fato deste concept car estar dotado com tecnologia de condução autônoma teve uma influência direta na distribuição e composição dos diferentes elementos do habitáculo. Cada um dos quatro bancos busca oferecer uma experiência única.

O novo concept car da Citroën é propulsionado por um sistema totalmente elétrico composto de dois motores que desenvolvem uma potência máxima de 340 kW (462 cv) e um torque máximo de 800 Nm. Cada motor atua sobre um dos eixos, de modo que dispõe de quatro rodas motrizes. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h.

O Citroën 19_19 Concept conta com uma bateria de 100 kWh que lhe permite anunciar 800 quilômetros de autonomia segundo o ciclo WLTP. Alem disso, dispõe de um sistema de carga ultrarrápida que lhe permite recuperar 600 km de autonomia em somente 20 minutos. Está equipado com um sistema de carga sem fios.

Confira as Fotos