02/11/2018 - DODGE SUPER CHARGER 1968 CONCEPT ESTREIA O NOVO MOTOR V8 HELLEPHANT DE 7.0 LITROS E 1.014 CV

A Dodge preparou um show car para apresentar seu novo ‘crate engine’ (motores disponíveis à venda como acessórios), um enorme bloco V8 de 7.0 litros sobrealimentado que recebe o nome de Hellephant. Uma espécie de mescla entre os vocábulos Hellcat e Elephant, fazendo referência ao grande tamanho e deslocamento dessa mecânica, que se torna a mais selvagem do catálogo Mopar, acima dos motores das conhecidas versões Hellcat e Demon.

A ocasião exige isso, de modo que a marca preparou um Dodge Charger de 1968 fortemente modificado para apresentar esse novo motor de 8 cilindros. Esse modelo cumpre 50 anos precisamente em 2018, portanto, a ocasião perfeita para apresentar este espetacular concept car de forte sabor restomod.

O veículo base não é um simples Charger ‘68 ao qual se encaixou o novo bloco V8 Hellephant, nem tampouco um Charger restaurado com alguns toques de aspecto moderno. Por trás da elaborada estética restomod, o novo ‘Charger Hellephant’ conta com uma série de modificações, mais do que as habituais em uma peça deste tipo.

A marca retocou tanto a carroceria como o próprio chassi, e a medida mais drástica foi o aumento da distância entre-eixos, um tratamento que raramente se vê em modificações desse tipo devido à sua extrema complexidade. O eixo dianteiro foi aproximado da parte frontal em 5 centímetros, além disso, os próprios eixos são novos e consideravelmente mais largos que os originais para poder acomodar o enorme conjunto de roda e pneu que utiliza este exemplar, pneus de 305 no eixo dianteiro e de 315 no traseiro. Daí a chamativa carroceria alargada tipo widebody.

Os sistemas de suspensão e freios são totalmente novos e a altura do solo foi reduzida, uma vez que o modelo se torna 6.35 centímetros mais baixo que o Charger original.

Este Dodge Charger ‘68 respeita em grande medida o desenho original do modelo, apesar das inúmeras modificações, como é o caso das ópticas, dos eixos sobredimensionados e do capô com a grande entrada de ar do Dodge SRT Demon.

Além das espetaculares modificações do Charger, a próxima grande novidade desse concept car é a estreia do novo motor V8 426 HEMI Hellephant, um novo bloco V8 sobrealimentado que desloca 426 polegadas cúbicas ou 7.0 litros e que entrega 1.014 cv (1.000 hp) e 1.288 Nm de torque máximo.

Esse motor não é exclusivo para essa obra restomod, já que se trata de um dos novos motores disponíveis no catálogo de ‘crate engines’ da Mopar. Portanto, estará disponível para qualquer oficina ou particular que queira instalá-lo em seu veículo (desde que se ajuste) como qualquer outro motor do catálogo regular de peças da Dodge.

Confira as Fotos