10/11/2016 - HYUNDAI SANTA FE: CONFORTO PARA TODA A FAMÍLIA

Criado para encantar consumidores, garantir amplo espaço e proporcionar elevado nível de conforto, o Hyundai Santa Fe chega ao Salão de São Paulo 2016, como umas das principais atrações para a toda a família. O SUV Premium da Hyundai ganhou recentemente atualizações em seu design que garantem ainda mais modernidade e expressividade às suas linhas, evidenciadas pelo design ‘Escultura Fluida’, inspirado nas formas harmoniosas da natureza e que transmite uma sensação de continuidade e movimento em seus traços.

Apesar de ser baseada no ‘Escultura Fluida’, a evolução deste conceito de design presente no Hyundai Santa Fe foi chamada de ‘Storm Edge’. Suas linhas externas criam a impressão de uma movimentação irreprimível, que captura as imagens fortes e dinâmicas criadas pela natureza durante a formação de uma tempestade. Para proporcionar a ilusão de movimento constante, os designers da Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos e mesclaram de maneira harmônica linhas curvas e angulares, que remetem à força e à robustez. Incluíram também detalhes em LEDs, uma linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.

A grade frontal hexagonal passou a contar com um novo acabamento Chumbo Fosco e as três aletas passaram a ser mais finas e arredondadas. A dianteira teve ainda outras importantes mudanças visuais: o para-choque dianteiro foi redesenhado, conferindo ainda mais elegância ao veículo. O conjunto óptico também é totalmente novo: os projetores do farol passam a ser redondos e as lâmpadas de pisca ficam agora localizadas na parte interna da peça. O farol de neblina possui desenho diferente do utilizado na versão anterior e ganhou uma nova moldura. Estas mudanças promoveram uma maior sensação de agressividade e deixam o visual ainda mais vanguardista.

Tudo isso mostra imediatamente que o Santa Fe é um típico Hyundai. Outros elementos de design incluem as maçanetas das portas cromadas, espelhos na cor da carroceria, defletores traseiros, arcos das caixas de rodas e frisos das portas em tons contrastantes. Além disso, as novas rodas de 18 polegadas em liga leve, equipamento de série, contam com novos traços em seus cinco raios duplos e um novo elemento central prateado, conferindo elevado nível de requinte. O estepe também é oferecido em liga leve.

Completando as mudanças visuais externas, o Hyundai Santa Fe passa a ter lanternas traseiras com uma nova disposição e fita LED e o para-choque traseiro também foi redesenhado. Por fim, as ponteiras duplas do escapamento deixaram de ser arredondadas, passando a ter linhas retas e assimétricas. O conjunto de mudanças na parte traseira do Hyundai Santa Fe completa as alterações visuais realizadas em praticamente todas as áreas externas do SUV Premium e garante que a sensação de inovação estética seja percebida por todos os ângulos de observação.

Cuidados especiais dedicados a outros detalhes internos foram mantidos: teto solar elétrico panorâmico, que permite maior iluminação natural, regulagem elétrica para os bancos dianteiros com memória para dois usuários, materiais com textura agradável ao toque e acabamento superior em todos os detalhes, como nos comandos de abertura dos vidros. Entre os equipamentos que se destacam estão o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.

Entre as novidades internas, o Hyundai Santa Fe está equipado com uma Sistema de Infotainment reestilizado, um novo porta-objetos com tampa, na parte superior do painel, e um console de teto redesenhado, fazendo com que a contemporaneidade seja percebida também por quem está usufruindo do conforto interno do modelo.

Potência e economia de combustível

O motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e tem torque de 317 Nm a 5.300 rpm. Como destaque, oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito nos cilindros e a utilização de uma bomba de óleo variável. O motor é dotado do sistema de admissão variável (VIS - Variable Intake System), que altera a abertura e fechamento das válvulas de acordo com a rotação e as condições de carga. O controle variável das válvulas melhora o desempenho em todas as áreas.

Transmissão automática com seis velocidades

O Hyundai Santa Fe segue equipado com a transmissão automática Hyundai de seis velocidades com opção de controle manual. Esta transmissão proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do motor. O sistema inclui um aquecedor que mantém o óleo da transmissão na temperatura ideal de operação, aumentando a economia de combustível.

O óleo da transmissão não precisa ser trocado, para maior conveniência e redução no custo de manutenção, e o câmbio tem o uso facilitado durante a noite, quando o indicador de posicionamento das marchas fica iluminado.

Sistema inteligente de tração

Os consumidores poderão sentir os benefícios dos sistemas inteligentes de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a estabilidade através da frenagem seletiva de uma ou mais rodas por meio do monitoramento contínuo das condições de rodagem de forma mais eficiente do que outros sistemas de tração integral, que só reagem às situações após elas ocorrerem.

O modelo com tração integral tem uma unidade de controle inteligente que analisa continuamente os dados da movimentação do veículo e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada eixo. O sistema de acoplamento é totalmente controlável através de um sistema de atuação eletro hidráulica. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda, individualmente, através do software. Esses processos são chamados de gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas análises são completamente transparentes para o motorista.

A tração integral garante ao SUV maior estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendência de sobre ou subesterço através da redução da tração indesejada nos eixos, traseiro ou dianteiro e eleva a capacidade térmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro é usado para reboque.

Além disso, maior eficiência é alcançada por meio do controle eletrônico inteligente que administra o torque necessário para melhorar a tração nas diversas situações de rodagem. O resultado é a redução no consumo de combustível e emissões. Os componentes eletrônicos são também otimizados para utilizarem o mínimo de energia. O sistema inteligente permite mais controle pelo motorista.

O Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC - Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC - Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC elimina o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle e a velocidade constante em descidas de grande inclinação.

Dirigibilidade comparável a um sedan

Ao volante, o motorista irá desfrutar do totalmente novo Driver Selectable Steering Mode - sistema de direção selecionável - com três modos de operação: Comfort, Normal e Sport. Este sistema permite ao motorista adaptar as características de direção do veículo de acordo com sua preferência e as condições do caminho.

O modo Comfort é ideal para o ambiente urbano e para o estacionamento, exigindo 10% menos esforço para virar o volante do que o modo Normal. A opção Normal é ideal para condições de direção variadas. Ao mesmo tempo, o modo Sport é adaptado para estradas rápidas ou vias sinuosas e aumenta a firmeza da direção em 10% em relação ao modo Normal.

O Driver Selectable Steering Mode não apenas ajusta o nível de assistência em cada modo, mas também adapta a sensibilidade do volante e a curva de resposta ao longo do esterço, proporcionando uma sensação muito natural e progressiva. As características de amortecimento da direção, retorno ativo e níveis de atrito também foram otimizadas no carro.

Ainda mais impressionante é o fato dos engenheiros da Hyundai terem conseguido reduzir o diâmetro de manobra do veículo para apenas 10,9 metros, facilitando manobras de estacionamento e de retorno.

Espaço interno: uma vantagem da Santa Fe

O design esguio do Santa Fe, combinado com a expertise da Hyundai na área interna do carro, deu ao modelo uma imponente aparência e, simultaneamente, aumentou sua funcionalidade e conveniência. A ampla cabine tem mais espaço para os ombros que a da geração anterior e que os competidores da mesma categoria.

A regulagem de temperatura com duas zonas independentes assegura ambiente confortável para todos os ocupantes em percursos longos. Os controles de climatização também incorporam um sistema de desembaçamento automático que detecta os níveis de umidade através de um sensor e a remove do para-brisa. Outro acessório diferenciado é o ionizador CleanAir, que limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar estão ligados.

Dimensões

O Santa Fe 7 lugares tem distância entre-eixos de 2.700 mm, com comprimento total de 4.690 mm, 1.680 mm de altura e largura de 1.880 mm. A grande distância entre-eixos proporciona a eficiência de um utilitário compacto com o conforto de um modelo médio semelhante. Um exemplo disso é constatado pelo longo curso da segunda fileira de bancos, que proporciona maior espaço para as pernas.

Tecnologia de segurança avançada de série

O modelo traz de série o sistema de gerenciamento de estabilidade (Vehicle Stability Management - VSM), que administra de forma ideal o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e o sistema de assistência elétrica da direção (Motor-Driven Power Steering - MDPS).

O VSM trabalha para controlar dois efeitos: o primeiro ocorre quando o motorista acelera ou freia numa superfície com aderência diferente em cada lado do carro e o veículo tende a desviar. O VSM detecta esta condição e envia um sinal ao MDPS para atuar na assistência de direção. O VSM compensa o desvio e automaticamente aplica 8 Nm de força contraesterçante. O sistema reage da mesma forma durante trocas súbitas de faixa de rodagem ou curvas rápidas. Os modelos AWD também possuem gerenciamento de torque e frenagem.

O Santa Fe vem equipado com uma série de airbags, incluindo cortinas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Todas as versões do Santa Fe têm sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina. Quando os sensores detectam uma possível capotagem, o módulo de controle dispara os airbags de cortina laterais e aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança para proteger os passageiros contra ferimentos sérios.

O sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui discos de freios com 12.6 polegadas na frente e 11.9 polegadas na traseira e sistema antibloqueio (ABS) com Brake Assist, que garante o máximo de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo. Além disso, o Hyundai Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixação para assentos de crianças (ISOFIX) e cintos de três pontos para todos os passageiros.

Garantia e serviços

O Hyundai Santa Fe está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.

Confira as Fotos