04/06/2017 - NOVA PATENTE DA TOYOTA PERMITE VER O QUE OS CARROS AUTÔNOMOS PENSAM

Até agora, todos os sistemas de condução autônoma que pudemos ver, ou pelo menos aqueles que as diferentes marcas já mostraram, não permitiam que os usuários antecipassem as decisões que o próprio sistema iria tomar. Provavelmente, muitos usuários nem sequer haviam reparado nisso, mas pelo que se vê a Toyota já se adiantou nisso.

Uma nova patente da marca japonesa revela uma nova funcionalidade que vem desenvolvendo nos sistemas de condução autônoma, e seu funcionamento parece ser muito simples, uma vez que os usuários poderão ver através de um Head-up Display as intenções e as decisões que o sistema está tomando quando se encontra no comando do veículo.

Como podemos ver na imagem abaixo, o esboço apresentado no departamento de patentes americano, o USPTO, mostra a visualização de uma tela. Nela aparecem refletidas as diferentes decisões que o sistema está tomando ou tomará, como por exemplo, uma mudança de faixa ou o processo de aceleração, acompanhado de imagens que mostram esses procedimentos.

Nesta tela, poderão ser visualizados mais dados além dos relativos ao sistema de condução autônoma, como a informação relativa à navegação, a leitura do estado do tráfego nas vias e as próprias sinalizações.

Dessa maneira, a marca japonesa pretende que essa informação possa ser visualizada em outros tipos de suportes, não só em um Head-up Display, como no painel de comandos ou na tela do sistema de infotainment. Da mesma maneira, essa funcionalidade poderá ser útil inclusive enquanto é o usuário que esteja no comando do veículo, permitindo-lhe visualizar toda a informação descrita antes e inclusive, receber conselhos oferecidos pelo sistema de condução autônoma, como recomendar o momento de ativar o sistema.

Em síntese, essa nova patente da Toyota mostra uma série de dados agrupados que o sistema já tem controlados, mas que dessa maneira são apresentados ao usuário de uma forma ordenada e clara. É evidente que em poucos anos, quando se generalizem os sistemas de assistência à condução, antes da chegada dos sistemas de condução autônoma completos, começaremos a ver implementadas funcionalidades como esta, que permitem ao usuário poder controlar as decisões que o veículo está tomando por si mesmo.  

Confira as Fotos