20/01/2014 - NOVO AUDI A8 L SECURITY É LANÇADO NA EUROPA

- A versão mais exclusiva da nova linha de modelos Audi A8 - o A8 L Security - foi lançada recentemente na Europa e pode ser encomendada no Brasil. O modelo super seguro do sedã de luxo atende ao mais alto nível de exigências aplicáveis a veículos civis. O novo Audi A8 L Security, que conta com um conjunto de equipamentos complementares à blindagem, é oferecido com dois motores de alto nível, o 4.0 TFSI e o W12.

Carroceria

Com 5,27 metros de comprimento e com distância entre eixos de 3,12 metros, o novo Audi A8 L Security é um sedã que, apesar de diversas diferenciações técnicas, não mostra por fora que é uma versão especial. Visualmente a sua carroceria é parecida com a versão normal. Como seu correspondente de série, o design esportivo e elegante está ainda mais expressivo. O capô, a grade singleframe e o para-choques ganharam contornos mais definidos. Os faróis estão mais achatados e as lanternas traseiras em LEDs também foram modificadas. O sistema de escapamento termina em duas grandes ponteiras trapezoidais, nos dois lados da traseira do carro.

Faróis em LEDs são equipamento de série junto com o motor V8. O W12 vem com o inovador farol com tecnologia Audi Matrix LED. Com esses faróis, o facho alto compreende 25 pequenos diodos emissores de luz individuais por unidade, que podem ser ligados, desligados ou suavizados individualmente conforme necessário. O sistema de faróis pode proteger com precisão outros usuários da via do cone de luz, sem reduzir significativamente a iluminação.

Ao desenvolver a linha A8, a Audi incluiu desde o início em seus planos a versão de alta segurança, resultando num conceito integral muito superior às soluções pós-fabricação. As propriedades de deformação de todos os componentes-chave foram testadas para assegurar que o novo A8 L Security tenha um excelente comportamento em colisões que também procurasse minimizar o impacto em outros veículos. Completo, com seu sistema quattro de tração integral permanente, ele continua a ser o sedã de luxo mais leve do segmento de alta segurança.

Sua base é uma carroceria de série feita de alumínio, de acordo com o princípio Audi Space Frame (ASF) na fábrica de Neckarsulm. O resultado é um peso cerca de 40 por cento menor do que uma carroceria equivalente feita de aço. Os componentes específicos desta versão são fabricados a mão numa área de produção segura. Trabalhadores especialmente treinados levam cerca de 450 horas para instalá-los, antes que a carroceria seja enviada de volta à fábrica para a montagem final.

O novo Audi A8 L Security foi certificado oficialmente pelo Centro Alemão de Testes Balísticos em Munique e atende às especificações da classe de proteção balística VR 7, segundo as normas BRV 2009. BRV significa "Bullet Resistant Vehicles" (veículos resistentes a balas). A classe VR 7 impõe rígidos critérios para sedãs civis de alta segurança. Os painéis da carroceria e vidros da célula de passageiros precisam resistir a tiros com munição de calibre médio da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Em algumas áreas, a blindagem do A8 L Security atende até mesmo os critérios das classes VR 9 e VR 10. A resistência a explosivos é testada segundo as normas ERV 2010 (Explosion Resistant Vehicles - veículos resistentes a explosões).

A célula de ocupantes do sedã de alta segurança, que é integrada à carroceria como um elemento único, utiliza materiais extremamente fortes e altamente resistentes - aço de blindagem moldado a quente, tecido de aramida, cerâmica, uma liga especial de alumínio e vidro multilaminado. Os materiais protetores se sobrepõe nas transições, para máxima segurança.

As saias laterais de alumínio incorporam maciços perfis a prova de balas que fornecem proteção aumentada contra armas explosivas, uma área em que os requisitos se tornaram consideravelmente mais rígidos nos últimos anos. O assoalho blindado do veículo, feito de uma liga especial de alumínio, tem a mesma função. O novo Audi A8 L Security pode suportar ataques com granadas de mão militares. Mesmo uma carga explosiva, conforme especificada no programa de testes, não apresenta ameaça letal aos passageiros, conforme demonstrado em testes envolvendo "dummies" (manequins simulando passageiros).

Nas janelas das portas, para-brisa e janela traseira, a Audi utiliza vidros especiais com uma camada de policarbonato inibidora de estilhaçamento no interior. Opcionalmente, são oferecidas janelas laterais eletromecânicas que se abrem quase totalmente. Uma função específica segura a porta em qualquer posição desejada. A caixa de comunicações no porta-malas do sedã de alta segurança é um de seus principais elementos. Ela aloja as unidades de controle do veículo e os sistemas eletrônicos de comunicação, assim como uma bateria suplementar e elementos de componentes opcionais que aumentam ainda mais a proteção dos passageiros. A caixa de comunicações altamente blindada tem portas de cerâmica relativamente leves e sua estrutura é feita de alumínio. Proteções especiais para a bateria e tanque de combustível também podem ser fornecidas opcionalmente.

O equipamento de série do novo Audi A8 L Security também inclui um sistema que permite aos passageiros se comunicarem com o exterior do carro com as janelas fechadas. Ele compreende um alto-falante na grade dianteira, juntamente com microfones no interior e exterior do veículo.

Equipamento opcional de alta segurança

A Audi pode fornecer uma ampla gama de opções para aumentar a proteção do A8 L Security. Entre elas está o sistema de saída de emergência, uma tecnologia patenteada pela marca. Se o passageiro pressionar um interruptor selado especial, ao mesmo tempo em que puxa uma das maçanetas internas, parafusos pirotécnicos nas dobradiças irão separar a porta da carroceria, permitindo que seja aberta com um leve empurrão.

Outro dispositivo é o sistema de extinção de incêndio, ativado por um botão ou por sensor de calor. O agente extintor é levado por meio de tubos na parte inferior da carroceria, desde dois tanques colocados no porta-malas. A substância é pulverizada dentro dos arcos das rodas, na parte inferior da carroceria e dentro do compartimento do motor.

O sistema de ar fresco opera com dois cartuchos pressurizados alojados na área protegida. Ao apertar de um botão ele supre ar limpo para o interior por meio de aberturas - na maioria dos casos, por tempo suficiente para passar ou sair de uma zona de risco. O sistema gera pressão positiva dentro do carro, impedindo assim a infiltração de gases tóxicos. Outra opção é a partida de segurança, um dispositivo que permite ao motorista ligar o motor remotamente por sinal de rádio.

Numerosas soluções adicionais complementam a oferta. Elas incluem o destravamento seletivo das portas, um extrator de fumaça para o interior, sinalização LED para tráfego em comboios, porta-bandeira, luzes piscantes, sirene, preparação ou instalação de redes de rádio análógicas ou digitais para autoridades ou organizações, telefone de série, registrador de dados de acidentes, câmera traseira adicional e parabrisa aquecido, incluindo aquecimento parcial das janelas laterais. A Audi também pode atender a pedidos especiais dos clientes.

Interior

O interior do novo Audi A8 L Security é uma zona de relaxamento elegantemente estilizada para oferecer uma evidente sensação de qualidade. Na traseira há dois assentos individuais com regulagem elétrica. Os confortáveis bancos dianteiros, igualmente com ampla disponibilidade de opções de ajuste, também pode ser fornecidos com funções de massagem e ventilação. A pedido, a Audi equipará o carro com assento de relaxamento - um banco para o passageiro da frente amplamente ajustável, com apoio para os pés com controle elétrico, ventilação e massagem. Um console central contínuo, com grandes compartimentos porta-objetos, é oferecido, complementado pelo sistema Rear Seat Entertainment com duas telas de 10,2 polegadas. Equipamentos opcionais como uma mesa dobrável, geladeira e aquecimento auxiliar podem tornar as viagens ainda mais
prazerosas.

A gama de materiais de estofamento, acabamento e cores disponíveis para o interior foi ampliada. Os destaques incluem o novo couro Unicum, especialmente natural e permeável ao ar, além de cores como o álamo marrom prateado e feixo marrom dourado natural. O acabamento é realçado por pigmento prata e bronze, respectivamente. Clientes especialmente exigentes encontrarão muitos outros itens individuais entre as opções exclusivas da Audi.

Para todo esse leque de funções, o novo Audi A8 L Security tem um conceito operacional claro e de fácil compreensão. Um dos seus principais elementos é o terminal MMI no console do túnel central. O motorista pode controlar uma ampla gama de funções de navegação e multimídia dando entrada em caracteres por meio de um grande botão rotativo ou de um touchpad - o MMI touch.

Trem de força

Há duas opções de motores de alto nível para o novo A8 L Security - o 4.0 TFSI e o W12 FSI, ambos atendendo à norma de emissões Euro 6. O motor de oito cilindros com 3.993 cm³ de cilindrada desenvolve 320 kW (435 hp), 11 kW (15 hp) mais do que seu antecessor. Ele entrega 600 Nm de torque entre 1.500 e 5.000 rpm. Leva o novo A8 L Security de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. O consumo médio é de 9,2 km/l.

A alta tecnologia do V8 biturbo se manifesta em vários detalhes, como nos compressores com dupla entrada de gases que proporcionam torque de forma rápida, no inovador gerenciamento térmico e no desenho dos cabeçotes. A entrada de ar acontece pelo lado de fora e o escapamento está na parte interna. Os turbos e seus intercoolers estão localizados na parte interna do V8. Esta disposição resulta num menor percurso dos gases, com mínimas perdas de fluxo e respostas imediatas.

O motor de 12 cilindros do novo Audi A8 L Security tem aspiração natural. Desenvolvendo 368 kW (500 hp) e 625 Nm de torque, ele leva o grande sedã de alta segurança de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. A velocidade máxima é estabelecida em 210 km/h. O W12 tem consumo médio de 7,4 km/l. Como na versão oito cilindros, este é o melhor desempenho entre seus competidores diretos.
 
Com 6.299 cm³ de cilindrada, o motor W12 se destaca por seu desenho compacto. Ele é composto por quatro fileiras de três cilindros. Duas fileiras se contrapõem, separadas num ângulo de 15 graus, formando um único e largo banco. Os dois bancos de cilindros são dispostos a 72 graus.

Em ambos os motores, a transmissão é de oito marchas tiptronic. Ela é totalmente controlada eletronicamente, por meio de uma alavanca seletora ou borboletas no volante. O sistema quattro de tração integral permanente distribui a força pelas quatro rodas. O acerto básico é esportivo, com favorecimento às rodas traseiras. Se necessário, o sistema transmite a maior parte do torque para o eixo com maior tração.

Chassi

O novo Audi A8 L Security oferece um luxuoso e suave conforto de rodagem. Seu chassi, freios e sistemas de controle eletrônicos foram especialmente desenvolvidos para lidar com o peso adicional. A resistência, materiais e espessura dos braços de controle, por exemplo, foram alteradas. A suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado é incorporada ao sistema de direção dinâmica Audi drive select, com o qual o motorista pode alterar a forma com que uma vasta gama de módulos tecnológicos atua. Como opção à direção hidráulica com pinhão e cremalheira é oferecida uma direção dinâmica, com redução adaptada à velocidade do carro.

O sedã de alta segurança vem com rodas forjadas de 19 polegadas de série. Os pneus têm as dimensões não convencionais 255/70 e índice de carga 117. Anéis de polímeros nos pneus permitem que o veículo continue a rodar a um máximo de 80 km/h mesmo após um furo. Um sistema de monitoramento com medição direta da pressão dos pneus também é de série. A Audi também pode fornecer um estepe com todas as especificações.

Acessórios e acabamento

O interior do novo Audi A8 L Security tem uma atmosfera de primeira classe. Além dos luxuosos bancos, os itens de série incluem ar-condicionado com quatro zonas com ionizador, persianas traseiras elétricas, sistema de som envolvente Bose e televisão. O sistema MMI navigation plus interpreta a estrada antecipadamente e transmite os dados para as unidades de controle do câmbio, faróis e o piloto automático adaptativo opcional com função stop & go. Outro item de série é o sistema parking plus com câmera de visão aérea.

O sistema de segurança Audi pre sense pode reduzir a seriedade de acidentes e suas consequências em muitos casos. O novo A8 L Security vem com a versão básica do pre sense de série, complementada pela função pre sense rear, que é ligada ao sistema Audi side assist de assistência na troca de faixas. A segurança e conforto podem ser aumentados por outros sistemas, caso desejado: Audi pre sense front como componente do piloto automático adaptativo (ACC), stop&go, assistente de visão noturna e Audi lane assist, que identifica as marcas no asfalto.

O novo Audi A8 L Security também lidera em termos de multimídia - o sistema de série Audi A8 connect, que inclui telefone, oferece conexão à Internet. O sistema provê serviços personalizados online para o motorista e os passageiros podem conectar seus dispositivos móveis a um ponto Wi-Fi. Aparelhos telefônicos separados podem ser instalados como opção.

Pedidos antecipados para o novo Audi A8 L Security W12 já podem ser feitas, com entregas começando no terceiro trimestre deste ano. A Audi oferece amplos serviços de apoio aos seus clientes e oferece treinamento especial para motoristas e proprietários dos veículos.

Confira as Fotos