10/06/2019 - NOVO ULTIMA RS, UM MODELO DE COMPETIÇÃO COM DOIS LUGARES E 1.217 CV

Qualquer dos veículos deste pequeno fabricante artesanal britânico são autênticos modelos de competição minimamente preparados para poder ser homologados e licenciados. Mas neste caso trata-se do novo modelo estandarte do catálogo da Ultima, que recebe a denominação RS e em sua versão mais potente conta com um motor V8 sobrealimentado de 1.217 cv, para pouco menos de 1.000 quilos.

Este pequeno fabricante não só produz modelos com especificações de competição, como também com as características mínimas necessárias para poder homologar o modelo e, portanto, poder circular por vias públicas. Por isso que embora sejam autênticos modelos de competição, que praticamente não têm pontos em comum com os modelos convencionais licenciáveis, não deixam de ter a consideração de modelos de rua.

O Ultima RS é um modelo totalmente novo, não substitui a nenhum outro e encabeça o catálogo da marca. De modo que surge um novo modelo topo da empresa, embora guarde muitos pontos em comum com o resto dos esportivos lançados até agora pela Ultima.

Como todos os modelos da marca britânica, o novo Ultima RS conta com uma carroceria que parece ter sido extraída de um modelo do Grupo C das décadas de 80 e 90. Trata-se de um modelo muito baixo e largo que não concede um só centímetro quadrado de carroceria a motivos estéticos, pois o único propósito de sua carroceria de carbono é obter a maior carga aerodinâmica possível, pois os clientes não querem estes veículos para passear, mas para queimar borracha no circuito.

O novo Ultima RS está disponível com um catálogo muito amplo, que inclui três mecânicas de 8 cilindros e 4 níveis de potência. Em todos os casos encontram-se os motores V8 do tipo push-rod procedentes do catálogo da General Motors.

A versão mais básica conta com o mesmo V8 LT1 de 6.2 litros aspirado naturalmente que pode ser encontrado no atual Corvette C7 Stingray, mas neste caso entrega 486 cv. Na versão média temos o bloco V8 LT4 de 6.2 litros sobrealimentado de 659 cv que equipa o atual Corvette Z06 e para aqueles que querem a potência máxima, a empresa oferece o brutal motor V8 LT5 de 6.2 litros sobrealimentado, criado para o selvagem Chevrolet Corvette ZR1, bloco que no Ultima RS entrega 811 cv, mas um kit opcional pode elevar sua potência até os 1.217 cv. Em todos os casos a única transmissão disponível é uma manual de 6 velocidades e não há opção de transmissão automática.

Apesar de sua natureza de competição, o novo Ultima RS pode ser equipado com múltiplos elementos de conforto. Entre os diferentes opcionais, o cliente poderá contar com sistema de ar condicionado, navegador, revestimentos de couro ou Alcantara, sistema de iluminação LED, câmera traseira e sensores de estacionamento.

Confira as Fotos