14/05/2019 - O BMW i8 ROADSTER TORNA-SE O ‘SAFETY CAR’ DA FÓRMULA E

O novo BMW i8 Roadster assume o papel de ‘safety car’ para a Fórmula E. O exclusivo conversível híbrido plug-in foi modificado especificamente para o seu uso em circuito e cumprir com os requisitos da FIA. Sua mecânica se manteve intacta.

O fabricante bávaro, em especial sua linha BMW i de veículos elétricos e híbridos plug-in, decidiu ter uma maior presença na Fórmula E. O novo BMW i8 Roadster torna-se um dos protagonistas desta categoria de monolugares totalmente elétricos, uma vez que decidiu assumir o relevante papel de carro de segurança. Assim, o conversível eletrificado da marca alemã é agora o ‘Safety Car’ da mencionada categoria.

A apresentação do novo veículo oficial para o ABB FIA da Fórmula E aconteceu no último final de semana. O novo BMW i8 Roadster ‘Safety Car’ entrou em cena no ‘Yacht Club de Mônaco’ antes da celebração do ePrix de Mônaco. Como caberia esperar, apresenta grandes modificações em relação ao i8 Roadster standard que pode ser encontrado nos concessionários, embora a base do veículo cumpra com as exigências da FIA para desempenhar tal papel.

A BMW destaca que o i8 Roadster é o primeiro carro de segurança no mundo que utiliza teto retrátil. No entanto, além da possibilidade de utilizar esse teto, o novo BMW i8 Roadster convertido em um carro de segurança se destaca pelo enorme aerofólio traseiro e o pequeno vidro dianteiro. Junto com a decoração especial e o jogo de luzes adicionais, são as principais modificações.

O BMW i8 Roadster Safety Car tem um centro de gravidade 15 milímetros mais baixo que o carro de série. Equipa barras anticapotamento aprovadas pela FIA, freios BMW M de composto carbono cerâmico, assim como uma saia dianteira e o mencionado aerofólio traseiro para melhorar o rendimento aerodinâmico. Também foi instalado em cima do aerofólio traseiro uma luz de emergência para que seja visível a partir de todos os ângulos possíveis.

Por outro lado, e não menos importante, os engenheiros instalaram uma antena de comunicação e uma antena de GPS, além de um sistema de comunicação ampliado no cockpit junto a uma câmera de visão traseira. Em relação ao interior, também há um lugar para um passageiro que poderá acompanhar o condutor.

Por último, a decoração do BMW i8 Roadster Safety Car é inspirada nas cores do logo da BMW. O contraste entre o azul e o branco está presente por todo o exterior. Tudo isso temperado com detalhes em roxo e laranja.

Confira as Fotos