14/04/2019 - OS MODELOS ESPORTIVOS ATUAIS DA PEUGEOT COMO O 308 GTI ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS

Nos últimos tempos algo está mudando na Peugeot, e em geral no grupo PSA. A eletrificação chegou para ser um importante protagonista dentro de suas linhas como já demonstraram o novo Peugeot 208, o 508 e o 3008 Hybrid. E isso parece ser só o começo.

Assim, a questão inevitável é como ficarão os esportivos da Peugeot como o 308 GTI agora que o próximo modelo a chegar será um novo 308. Segundo o responsável máximo da marca parece que teremos que aceitar que já não há lugar para eles em um mundo cada vez mais restritivo com as emissões dos veículos.

Em declarações ao pessoal do AutoNews, o CEO da Peugeot, Jean-Philippe Imparato reconheceu que “os modelos esportivos tradicionais como o 308 GTI desaparecerão” devido aos regulamentos de emissões mais restritos. Embora isso não signifique que não haverá um novo GTI, apenas que será diferente.

“Pagar 10.000 euros adicionais em multas por emissões por veículo não é uma maneira ética de estimular a mudança para veículos mais limpos. Você pode ter um carro que seja divertido de conduzir e que também responda a essa ideia de transição energética que estamos impulsionando” assegura Imparato.

Estas últimas palavras ainda deixam a porta aberta para modelos esportivos dentro da marca, mas sempre com a ajuda da eletrificação, para que sejam mais limpos e assim possam cumprir com os regulamentos de emissões. Portanto, poderá haver uma alternativa a um GTI atual, mas em formato híbrido plug-in ou elétrico. Ou até inclusive um novo modelo com essas siglas, mas sempre com um powertrain eletrificado.

Pode ser que inclusive a Peugeot tenha marcado o caminho a seguir com o recente 508 Peugeot Sport Engineered Concept, um híbrido plug-in de 405 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.3 segundos. Mesmo o exemplo do 308 R Hybrid, que já deixou sobre a mesa faz tempo a ideia de um compacto esportivo no formato híbrido, mas duvidamos que a Peugeot se atreva a levar à produção um monstro de até 500 cv como esse.

O que está claro é que o atual 308 GTI e inclusive a versão GT estão com os dias contados. Tanto é que de acordo com alguns dados, o fabricante francês já está eliminando este ano estas duas versões.