2021 - AC COBRA SUPERBLOWER

Quando falamos do fabricante britânico AC Cars estamos nos referindo aos criadores do Ace Roadster, ou seja, o esportivo que foi a base para o Shelby Cobra original. Em 1998, lançaram no mercado um digno sucessor do mítico esportivo de dois lugares com motor V8 que denominaram Superblower. E agora voltam à ação após anunciar que resgatariam esta última denominação.

Assim como o modelo do final dos anos 90, o AC Cobra Superblower 2021 utilizará um chassi tradicional composto por longarinas e travessas, suspensão independente na dianteira e na traseira, barras estabilizadoras em ambos os eixos, discos ventilados e um diferencial de deslizamento limitado no trem traseiro. O carro será vendido exclusivamente através da Boss Motor Company, um distribuidor oficial da marca localizado ao norte de Londres, com um preço de partida de 129.500 libras, ou seja, cerca de 919.000 reais ao câmbio de hoje.

Debaixo do capô seguirá estando presente um motor V8, mas desta vez com uma cilindrada de 6.2 litros, em vez dos 5.0 litros do original. Este motor recebe a ajuda de um compressor volumétrico, de modo que é capaz de descarregar sobre o asfalto 580 cv de potência, enviados diretamente ao eixo traseiro através de uma transmissão manual de seis velocidades. A AC Cars ainda não revelou o seu desempenho, mas tudo indica que este carro baixará os 4 segundos no sprint de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima será de 260 km/h.

Completam o aspecto atemporal do automóvel as rodas de 16 polegadas inspiradas no esportivo original, assim como um interior realizado à mão com um estofamento de couro preto. O painel, o porta-luvas e outras partes do habitáculo estão forrados no mesmo material, além disso, também surgem tapetes de pelo longo que não passarão despercebidos. “O desenvolvimento do AC Cobra 378 Superblower MK IV é uma continuação importante desta cobiçada linha para nós, depois que desenvolvemos a versão original em 1998”, comenta Alan Lubinsky, CEO da AC Cars.

Por último, mas não menos importante, cabe lembrar que a marca britânica anunciou há algumas semanas sua intenção de voltar a resgatar o AC Cobra original com mecânicas modernas e inclusive uma versão completamente elétrica. As versões térmicas utilizarão um motor EcoBoost de 2.3 litros com 350 cv, enquanto que o seu irmão ecológico entregará 312 cv com uma autonomia de 250 quilômetros.

AC COBRA SUPERBLOWER