2018 - ALPINE A110 BY LITCHFIELD

O ressurgimento da Alpine está sendo um sucesso. Prova disso é que recentemente a Renault anunciou que foi obrigada a aumentar o volume de produção do novo Alpine A110 com o objetivo de atender a elevada demanda que está colhendo esse novo esportivo que significou a materialização do regresso de uma das marcas automobilísticas mais icônicas do setor automobilístico. Além disso, recentemente foi finalizada a produção da edição limitada ‘Première Edition’, com a qual celebrou a chegada ao mercado do novo A110.

A lista de espera para receber um Alpine A110 é considerável, no entanto, isso não foi motivo para que um dos principais preparadores da Europa criasse o primeiro kit de potenciação com o qual radicaliza ainda mais esse bólido francês. Os especialistas da Litchfield são os protagonistas. Em sua página da web já anuncia todos os detalhes de seu primeiro programa de ajustes para o novo A110.

O preparador britânico está trabalhando em um programa de potenciação que se dividirá em diferentes etapas. O primeiro nível, o mais básico, já está disponível. A etapa 1 do kit de potenciação da Litchfield para o Alpine A110 é composto basicamente de uma otimização da ECU. Com essa modificação o esportivo francês é capaz de alcançar os 300 cv.

É preciso ter em conta que de série o Alpine A110 é propulsionado por um motor a gasolina 1.8 Turbo que gera uma potência de 252 cv e 320 Nm de torque máximo, surgindo acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades, assim como um sistema de tração traseira. Com essa otimização da ECU, o preparador foi capaz de extrair uma potência extra de 48 cv, o que, como assinalado antes, lhe permite alcançar os 300 cv. O torque máximo aumenta em 84 Nm para desenvolver no final os 404 Nm.

A Litchfield também assinalou que, além de aumentar a potência do motor, conseguiu melhorar a resposta do acelerador e reduzir o atraso gerado pelo turbo. Embora possa parecer um pequeno aumento de potência, é importante destacar que o Alpine A110 pesa somente 1.103 quilos. O preparador britânico já aceita pedidos de seu kit de potenciação que parte de 990 libras esterlinas.

Em pouco tempo a Litchfield oferecerá a etapa 2 de seu kit de potenciação, que além da otimização da ECU incluirá um novo sistema de escape junto a um kit de suspensão. Com essa etapa o Alpine A110 poderá alcançar os 315 cv.

ALPINE A110 BY LITCHFIELD