2018 - ALPINE A110

Na semana passada tivemos a oportunidade de conhecer as primeiras imagens oficiais, mas com a abertura do Salão de Genebra 2017, a marca francesa, que pertence à Renault, divulgou todas as fotografias e informações oficiais do novo Alpine A110, um modelo que recupera uma denominação histórica, para encarar os Alfa Romeo 4C e Porsche 718 Cayman, entre outros.

Trata-se de um compacto esportivo com um design exterior muito simples, que dispõe de certas heranças do passado. Em relação ao aspecto da carroceria, as diferenças em relação ao protótipo apresentado há alguns meses são praticamente inexistentes, além de alguns detalhes próprios de um modelo que começa a ser produzido em série.

O novo Alpine A110 destaca-se por seus 1.080 quilos de peso e por um design exterior que combina certos elementos de estilo retro, com outros aspectos bem atuais como os faróis e lanternas traseiras por LEDs e rodas de liga leve assinadas por Otto Fuchs.

Suas dimensões são bastante contidas, com 4.17 metros de comprimento, 1.79 de largura e 1.25 de altura, além de uma divisão de pesos de 44/56, o que garante um comportamento dinâmico equilibrado.

Em termos mecânicos, o Alpine A110 utiliza um motor turbo de quatro cilindros e 1.8 litros, montado em posição central, que desenvolve 252 cv de potência e um torque máximo de 320 Nm. Surge acoplado a uma transmissão automática DCT com dupla embreagem e sete velocidades, uma configuração que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima que foi limitada a 250 km/h.

Através de um seletor, o condutor poderá selecionar entre três modos de condução: Normal, Sport e Track, que permitem ajustar a resposta do volante, o controle da estabilidade e até o som do escape, conforme as necessidades do momento.

Durante o segundo semestre serão iniciadas as entregas das primeiras unidades em alguns mercados da Europa, enquanto que os mercados com volante à direita, como Japão e Reino Unido, deverão aguardar até 2018.