2016 - ALPINE VISION CONCEPT

Ainda não é a versão final, mas o novo Alpine Vision Concept revelado hoje pela marca francesa, indica fortemente para o modelo de produção que será lançado no próximo ano.

Em um evento realizado hoje (16/02) em Monte Carlo, Carlos Ghosn revelou o modelo que assinala o renascimento oficial da Alpine como marca independente do grupo Renault, destacando-se pelo motor na posição central, um estilo agressivo e um interior com dois lugares, sendo a sua apresentação oficial para o público agendada para o Salão de Genebra, agora no mês de março.

Com muitas semelhanças em relação ao Celebration Concept mostrado no ano passado em um evento comemorativo da marca francesa, o Alpine Vision Concept apresenta-se como uma versão bem próxima daquela que estará nas estradas dentro de um ano, dentro do plano de ressurgimento da Alpine, que vem sendo bastante trabalhado por Ghosn.

A Alpine já conta com a sua própria administração, onde Bernard Ollivier é o responsável máximo, tendo também uma equipe de design própria, sob o comando de Anthony Villain. Como responsável pelas vendas e marketing, a Renault nomeou Arnaud Delebecque, que terá a responsabilidade da estratégia comercial da Alpine.

Parte dessa estratégia passa pelo lançamento de uma linha dedicada a modelos esportivos, na qual se incluirá um SUV de vocação esportiva.

Ainda pouco se sabe sobre as características técnicas do novo modelo, com a marca indicando que contará com um motor turbo de quatro cilindros. No entanto, existem rumores de que será um novo motor de 1.8 litros, desenvolvido especificamente para esse Alpine, com a potência começando em 250 cv para uma versão básica, embora uma versão mais potente também esteja nos planos. Deverá surgir acoplada a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades, possivelmente derivada da EDC de sete velocidades que também equipa o Renault Mégane GT.

Em termos de desempenho, a marca revelou que espera que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos, rivalizando com alguns dos esportivos mais extremos do mercado.