2021 - ASTON MARTIN DBX F1 MEDICAL CAR & VANTAGE F1 SAFETY CAR

Durante os últimos 25 anos, portanto desde 1996, a Mercedes-AMG foi a responsável em fornecer carros de segurança à Fórmula 1. A marca alemã, em um longevo acordo de colaboração com a FIA, conseguiu perdurar durante mais de duas décadas como responsável de desenvolver e fabricar os carros de segurança e médicos para a categoria rainha do automobilismo de competição. No entanto, este ano as coisas vão mudar, pelo menos parcialmente. É que a Aston Martin apresentou os novos ‘Safety Car’ e ‘Medical Car’ da Fórmula 1.

O novo Aston Martin Vantage se torna assim o novo Safety Car da F1. Por sua parte, o Medical Car será o Aston Martin DBX. Embora seja rompida uma extensa tradição, a verdade é que a Mercedes-AMG seguirá sendo parte dos carros de segurança do campeonato. Isso porque ambos os Aston Martin são impulsionados pelo mesmo motor Mercedes-AMG M177 V8 de 4.0 litros com duplo turbo compressor.

No caso do Vantage, a potência fica nos 535 cv e o torque em 685 Nm. O DBX, por sua parte, entrega 550 cv e 700 Nm de torque máximo. Ambos os modelos também compartilham o esquema de cores exterior do Aston Martin Cognizant Formula One Team. A base é a pintura Racing Green, adornada com detalhes em verde limão que aparece nos para-choques e saias.

Também foram agregadas algumas modificações para adaptar-se melhor às suas funções como Safety Car e Medical Car da Fórmula 1, como a barra de luzes LED montada sobre o teto e otimizada aerodinamicamente, os logotipos da FIA, melhorias no chassi e na parte aerodinâmica, onde surge o grande aerofólio traseiro que exibe orgulhoso o Vantage e que integra uma câmera de visão traseira.

No interior também há algumas melhorias, como os bancos de corridas aprovados pela FIA com cintos de segurança de seis pontos. Também há um console central modificado e novos interruptores que permitem ativar a sirene, a comunicação por rádio e a barra de luzes superior.

Bernd Mayländer e o ex-piloto de corridas Richard Darker serão os homens que irão no comando do Safety Car. Enquanto isso, Alan van der Merwe será o responsável pelo Medical Car. Ambos os veículos estrearão nos testes de pré-temporada em Bahrain nos próximos dias 12, 13 e 14 de março. Depois serão os encarregados de manter tudo sob controle na primeira prova da temporada 2021 da F1, duas semanas mais tarde.

Por outro lado, a Mercedes-AMG não deixará de ser este ano a marca que proporciona o Safety Car e o Medical Car à Fórmula 1. A marca alemã revezará com a Aston Martin nas diferentes provas do campeonato. O Mercedes-AMG GT R foi o carro de segurança desde 2018, enquanto que entre 2015 e 2017 foi o AMG GT S. Esta é a primeira vez na história da F1 que a Aston Martin proporciona os carros de segurança e médicos.