2021 - ASTON MARTIN DBX STIRLING GREEN

Foram necessários mais de quatro anos e meio desde que o Aston Martin DBX Concept foi revelado em Genebra até que a versão de produção fosse oficialmente apresentada. No final do ano passado, o fabricante britânico havia confirmado que a revelação da versão de produção do Aston Martin DBX aconteceria durante o último trimestre de 2019. E fiel à sua palavra, a Aston Martin assim o fez.

Assistimos os testes de desenvolvimento por todo o mundo desse novo rival para os Bentley Bentayga, Rolls-Royce Cullinan, Maserati Levante e Lamborghini Urus. O novo DBX se torna assim o primeiro SUV da Aston Martin em seus 106 anos de história, um modelo repleto de luxo e esportividade que certamente estará ao alcance somente dos bolsos mais endinheirados, já que seu preço de partida foi fixado em 193.500 euros na Alemanha, com as primeiras entregas programadas para o segundo trimestre de 2020.

O novo Aston Martin DBX é um veículo elegante. Na parte frontal é facilmente reconhecível como um produto da casa de Gaydon, isso graças à sua grade de grande tamanho, à forma do capô e aos faróis de LED. Na lateral surge um perfil do teto alongado que termina em um afilado spoiler sobre um vidro vigia traseiro muito inclinado e um aerofólio rabo de pato que integra o quadro óptico compartilhado com o novo Aston Martin Vantage. Conta ainda com arcos de roda sem proteções plásticas, uma saída de ar em cada para-lama, maçanetas das portas estilo Aston Martin, rodas de 22 polegadas e um grande difusor traseiro com uma saída de escape em cada extremo.

O interior é uma ode ao luxo e à exclusividade. O DBX inclui um volante de três raios forrado em couro com aletas para o câmbio, um quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas e uma grande tela táctil de 10.25 polegadas para o sistema de infotainment que, além disso, é compatível com Apple CarPlay. Sobre a tela surge uma série de botões enquanto que, abaixo, se encontram os controles para o climatizador.

O console central flutuante, ou ‘em ponte’, ajuda a proporcionar uma sensação de amplitude no habitáculo, com um teto panorâmico de vidro, couro de primeira qualidade e um estofamento em Alcantara. Também neste console central se localiza um controle que gerencia os menus do sistema multimídia, assim como uma ampla variedade de botões e interruptores para diferentes funções do SUV britânico.

Debaixo do capô, o Aston Martin DBX, assim como seus irmãos de marca, os Aston Martin DB11 e Vantage, equipa um motor de oito cilindros em V e 4.0 litros biturbo que entrega 550 cv de potência e 700 Nm de torque. Esta mecânica surge acoplada a uma transmissão automática do tipo conversor de torque com nove velocidades, que envia a potência a um sistema de tração total e a um diferencial traseiro de deslizamento limitado.

Como resultado, o DBX é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4.5 segundos e continuará acelerando até os 291 km/h, sua velocidade máxima. O SUV da Aston Martin tem um peso de 2.245 kg e equipa de série suspensão pneumática, um controle de capotagem que utiliza um sistema elétrico de 48 volts e amortecedores eletrônicos adaptativos. A altura pode aumentar 45 mm ou baixar 50 mm, dependendo do terreno.