2021 - AUDI A8 L SECURITY

Ele já está no mercado desde o final de 2017, mas ao novo e tecnológico Audi A8 faltava sua versão mais especial. Essa que é utilizada por figuras mais importantes que requerem da máxima proteção em seus trajetos. O Audi A8 L Security está de volta, assim como se pode ver na Rússia, onde esta versão que já foi lançada não só contará com a blindagem máxima, mas também com uma série de sistemas que permitirão ter tudo sob controle.

O habitáculo deste A8 conta com uma blindagem antibalas de classe VR9, uma das mais altas, e chega acompanhada de vidros também reforçados. No entanto, como dizemos aqui, o importante não é só a blindagem, mas também a tecnologia, com a presença de um reforçado sistema de extinção de incêndios que expande por baixo do carro e protege a área sob o capô, o tanque de combustível e as rodas. Também está bem protegida toda a eletrônica para comunicação, alojada em uma caixa blindada que também inclui uma bateria adicional.

Toda esta proteção tem, é claro, um preço também em peso, deixando este Audi A8 com 3.875 quilos. E a sua preparação e posterior teste tampouco deixa de ser leve. No total são necessárias 400 horas para converter um A8 L normal em um Security, e uma vez terminado, os responsáveis de segurança avaliam sua resistência em todos os tipos de cenários. Desde ataques com potentes fuzis, outras armas de fogo convencionais e granadas de mão.

O objetivo é conseguir que o carro seja capaz de fugir inclusive com os pneus furados graças ao sistema run-flat de suas rodas, que permite rodar até 80 km a uma velocidade de 80 km/h. Mas as surpresas não acabam aqui, porque mesmo em situações em que o carro esteja encurralado e suas portas não possam ser abertas, este A8 L Security conta com um sistema que provoca uma pequena explosão que rompe as dobradiças para assim separar as portas da carroceria e liberar a saída. Inclusive há um sistema no interior do habitáculo que fecha automaticamente os dutos de ventilação se for detectada a presença de gases tóxicos, para bombear posteriormente ar fresco durante um breve período de tempo.

A última surpresa surge debaixo do capô, pois embora seja um Audi A8 L, este modelo conta com o motor de sua versão esportiva S8, um bloco V8 biturbo com 563 cv de potência e 800 Nm de torque máximo, perfeitos para mover de forma mais ágil este bunker de quatro rodas com quase 4 toneladas. Desta forma, este modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h, mas limitada eletronicamente a 210 km/h.