2021 - AUDI E-TRON SPORTBACK

Depois do lançamento do novo Audi e-tron, que já pode ser encontrado nos concessionários, a marca de Ingolstadt pisa no acelerador de sua ofensiva elétrica com a introdução de um novo e interessante modelo. Trata-se do novo Audi e-tron Sportback. Um crossover de linha coupe e ar esportivo.

Sua apresentação se materializou no âmbito do Salão de Los Angeles 2019. Embora esteja estreitamente ligado ao Audi e-tron, o modelo Sportback apresenta uma imagem diferenciada. É destinado a um público mais jovem que busca uma imagem mais esportiva. Apresenta a filosofia de design própria dos veículos elétricos da marca alemã.

Mede 4.901 mm de comprimento, sua largura se situa em 1.935 mm e a altura é de 1.616 mm. Seu teto se estende de forma quase plana sobre a carroceria e descende de forma muito marcada em sua parte traseira até chegar a integrar-se com o pilar D. Também é preciso destacar a forma que adota a terceira janela lateral. Em sua parte frontal, surge a característica grade e faróis dos modelos e-tron da Audi.

Também é preciso dar uma ênfase especial ao desenho das rodas de 20 polegadas e às lanternas traseiras, que estão unidas através de uma delgada linha de luz que ajudará a enfatizar a largura do veículo. Em relação ao interior, surge um habitáculo de ambiente familiar, já que é compartilhado com o Audi e-tron. Conta com uma notável dotação tecnológica.

Destaca-se o quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, assim como uma tela de 12.1 polegadas para o sistema de infotainment. Além disso, conta com uma tela adicional de 8.6 polegadas para controlar diferentes funções, como a climatização. Também dispõe de uma longa lista de sistemas de assistência à condução.

Quanto à parte mecânica, o novo Audi e-tron Sportback estreou com a versão 55 quattro. É propulsionado por dois motores elétricos, cada um atuando sobre um eixo. Portanto, dispõe de uma configuração de tração total quattro. A potência total se situa nos 360 cv e 561 Nm de torque máximo. Cabe destacar que conta com a função ‘boost’ que permite aumentar a potência até os 408 cv e 664 Nm.

Os motores são alimentados pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 95 kWh. Graças a esta mecânica o novo e-tron Sportback é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.6 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. Com a função ‘boost’ o sprint de 0 a 100 km/h é feito em 5.7 segundos. Anuncia uma autonomia de 446 quilômetros, segundo o ciclo WLTP.

No momento do seu lançamento será oferecida uma segunda versão de motor. O Audi e-tron Sportback 50 quattro, com 313 cv e 540 Nm. Poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 6.8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 190 km/h. Contará com uma bateria de 71 kWh que lhe permitirá homologar uma autonomia de 347 quilômetros com uma só carga, também segundo o ciclo WLTP.

Em relação à sua chegada ao mercado, a Audi admitirá pedidos do seu novo carro elétrico a partir do final deste ano. No entanto, seu lançamento comercial na Europa acontecerá em março de 2020. Quando se aproximar a data de lançamento, serão informados os detalhes restantes deste modelo. Desde a composição de sua linha até, o que é mais importante, os seus preços.