2022 - AUDI Q4 E-TRON

O novo Audi Q4 e-tron acaba de ser apresentado. Depois de uma quantidade grande de fotos flagrantes e inclusive adiantamentos oficiais, o novo membro da linha de carros elétricos da Audi entra em cena com uma proposta das mais interessantes. Um crossover que está destinado a impulsionar a ofensiva elétrica em que se encontra imerso o fabricante alemão.

Em sua apresentação o novo Q4 e-tron não está sozinho, uma vez que compartilha o cenário com sua versão mais esportiva e passional, o novo Audi Q4 Sportback e-tron. Ambos os modelos estão estreitamente relacionados, já que compartilham a parte técnica. Com estes dois elétricos, a família SUV da Audi dá as boas-vindas à denominação Q4. Um nome que estará associado à mobilidade elétrica.

Lembrando que em 2019 foi apresentado o Audi Q4 e-tron Concept. Este modelo conceitual assentou as bases do novo modelo que acaba de entrar em cena.

O novo Q4 e-tron exibe um aspecto potente e transmite uma grande força. O elemento principal é a grade Singleframe. É fechada e mostra um desenho de cor invertida. Além disso, a moldura é cromada. Na insígnia da Audi são integrados vários sensores que são fundamentais para o funcionamento de determinadas tecnologias. Acompanhando a grade, surgem os faróis que de série são de tecnologia LED. Opcionalmente podem ser escolhidos faróis Matrix LED.

O perfil lateral é muito característico, já que traz à tona a essência SUV do novo Q4 e-tron. Os espelhos retrovisores estão acoplados diretamente nas portas. Estão disponíveis diferentes desenhos de rodas, cujos tamanhos vão de 19 até 21 polegadas. E terminando nosso tour pelo exterior na traseira, surgem lanternas de aspecto elegante com uma faixa de luz conectando ambas as peças, o que ajuda a enfatizar a sensação de largura.

Em relação às opções de personalização, o nível é relevante. A paleta de cores para a carroceria inclui oito tonalidades. Entre elas encontra-se a nova cor Violeta Aurora. Além disso, são oferecidas as linhas exteriores Advanced, S-Line e Black Line, que se somam ao acabamento base.

Quanto ao interior, somos envolvidos por um ambiente acolhedor e confortável. A primeira coisa a ser levada em conta é que o novo Q4 e-tron, assim como o Q4 Sportback e-tron, são os primeiros modelos da Audi sustentados pela plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Este aspecto é crucial, já que significa um marco na história do desenvolvimento de elétricos com o emblema dos quatro aros.

O uso dessa arquitetura é chave, já que, por ser uma plataforma dedicada a veículos elétricos, permitiu aos projetistas criarem um habitáculo espaçoso sem que as dimensões exteriores fossem excessivas, e o que é mais importante, pudesse acomodar todo o powertrain. E falando de espaço, o comprimento interior alcança os 1.830 mm, o que se traduz em um grande espaço, tanto para os ocupantes dos lugares dianteiros como traseiros. Exteriormente o Audi Q4 e-tron mede 4.590 mm de comprimento, 1.865 mm de largura, 1.613 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.760 mm. O porta-malas acomoda 520 litros e com os bancos traseiros rebatidos atinge 1.490 litros.

Como não poderia ser de outra maneira, o novo Q4 e-tron está equipado com a mais avançada tecnologia da Audi em termos de conectividade, conforto e segurança. No posto de condução o quadro de instrumentos é digital. O Audi Virtual Cockpit alcança as 10.25 polegadas e oferece um nível de personalização importante. A isso há que somar uma tela táctil de até 11.6 polegadas (10.1 polegadas de série) que se converte no centro nevrálgico do habitáculo.

O novo Q4 e-tron também se beneficia de um novo Head-Up Display (HUD) com realidade aumentada que utiliza o para-brisa para projetar informação útil para a condução. Entre o equipamento também cabe destacar os diferentes conectores USB tipo C, assim como o carregador sem fios para telefones móveis compatíveis.

A lista de sistemas de assistência à condução é realmente ampla. Entre o equipamento de série conta com aviso de saída de faixa, Audi pre sense front, assistente de giro turn assist, assistente anti-colisão, além dos assistente de estacionamento acústico e visual parking system. Também cabe mencionar o assistente preditivo de eficiência, detector de fadiga, reconhecimento de sinais de trânsito, limitador de velocidade preditivo e o assistente adaptativo de cruzeiro.

Além do design exterior e interior, assim como o equipamento tecnológico, o verdadeiramente importante, por tratar-se de um carro elétrico, é o sistema de propulsão. A linha Q4 e-tron é composta por dois tamanhos de bateria e três motores. A opção de acesso é o Q4 35 e-tron, um degrau acima se situa o Q4 40 e-tron e como alternativa de maior desempenho encontra-se o Q4 50 e-tron quattro.

A versão de acesso Audi Q4 35 e-tron é equipada com uma bateria de 52 kWh (55 kWh brutos) e um motor elétrico de 125 kW (170 cv) e 310 Nm de torque máximo, com a potência sendo enviada ao eixo traseiro. Por sua parte, o Audi Q4 40 e-tron equipa uma bateria de 77 kWh (82 kWh brutos), sendo propulsionado por um motor de 150 kW (204 cv) e 310 Nm, também dispondo de uma configuração de tração traseira. E como opção topo de linha está o Audi Q4 50 e-tron quattro, com dois motores elétricos alimentados pela bateria de 77 kWh, um dianteiro de 80 kW (109 cv) e 162 Nm, e um traseiro de 150 kW (204 cv) e 310 Nm. A potência total alcança os 220 kW (299 cv) e 460 Nm.

Com relação aos tempos de carga, dependendo do tamanho da bateria, pode ser carregada em estações de até 100 ou 125 kW. Se a opção for por um ponto de carga ultrarrápido de 125 kW, e em condições ideais, a bateria passa de um estado de carga (SOC) de 5 a 80% em apenas 38 minutos. O novo Q4 40 e-tron pode recarregar eletricidade suficiente para cobrir uma distância de aproximadamente 130 km em 10 minutos.

Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo Q4 e-tron acontecerá nos mercados europeus no mês de junho de 2021. A produção será realizada nas instalações da Volkswagen em Zwickau (Alemanha). Os exemplares ali fabricados serão destinados tanto ao mercado europeu como o norte-americano.