2022 - AUDI Q4 SPORTBACK E-TRON

A linha elétrica da marca dos quatro aros acaba de crescer com a chegada dos novos Audi Q4 e-tron e Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros crossovers compactos 100% elétricos do selo premium do Grupo VAG. Estes modelos estão baseados na plataforma MEB - a mesma que é utilizada pelo Volkswagen ID.4 - e se posicionarão abaixo dos atuais Audi e-tron e Audi Sportback e-tron como uma alternativa para os clientes do segmento compacto, mas com uma dotação tecnológica fora de série, que inclui elementos muito inovadores para este escalão do mercado.

O Audi Q4 e-tron foi analisado em detalhes em um artigo específico para esse modelo, de modo que este texto é destinado ao Audi Q4 Sportback e-tron, a curiosa versão SUV coupe desta nova linha elétrica compacta da marca alemã.

As diferenças entre o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron são mínimas e se limitam à sua estética, pois ambos são diferentes versões de carroceria com uma base comum. Enquanto o primeiro conta com uma atraente e bastante agressiva carroceria SUV e toda a praticidade de um habitáculo convencional, o novo Q4 Sportback e-tron não é mais que a alternativa coupe do primeiro, o que se aprecia em sua abrupta caída do teto e seu estilizado perfil, que também é mais aerodinâmico.

A nível estético não há praticamente mudanças no resto da carroceria, pois exceto pelas cores utilizadas em algumas zonas de ambos os veículos, como é o caso dos para-choques, praticamente todos os painéis e acessórios são compartilhados entre ambos os crossovers. As diferenças se concentram na parte traseira, onde desaparece o largo pilar traseiro do Q4 e-tron para ser substituído por outro muito fino, uma superfície envidraçada maior e um vidro vigia muito inclinado que culmina em um proeminente aerofólio. Em uma primeira olhada se pode distinguir as distintas versões de carroceria por seu perfil.

Curiosamente, apesar das diferentes traseiras de ambos os modelos, a capacidade de carga do porta-malas do Q4 Sportback e-tron não se vê muito afetada por seu desenho e conta com 535 litros de capacidad, 15 litros a mais que o Q4 e-tron convencional, e 1.460 litros quando rebatidos os bancos, o que significa 30 litros a menos que o seu irmão de linha. Exteriormente o Q4 Sportback mede 4.588 mm de comprimento, 1.865 mm de largura, 1.614 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.764 mm.

Assim como seu irmão de carroceria convencional, o novo Q4 Sportback e-tron poderá contar com um equipamento muito rico e uma dotação tecnológica invejável, podendo ser destacados elementos como os faróis Matrix LED opcionais, o sistema Head-up Display com realidade aumentada, os três sistemas de infotainment disponíveis com telas de até 11.6 polegadas, comandos por voz, dois navegadores disponíveis com planejador de rotas e-tron, Audi Connect e abertura da tampa traseira elétrica. Este último elemento é exclusivo da versão Sportback e-tron.

Na mecânica não vamos encontrar diferenças entre as distintas versões de carroceria, pois por enquanto a Audi só anunciou três versões mecânicas que são comuns para ambos os modelos e que contam com as mesmas especificações. Apenas uma das versões conta com dois motores, que estão repartidos entre ambos os eixos e, portanto, conta com tração total. Um esquema que a empresa segue denominando quattro, embora a nível técnico não tenha nada que ver com o tradicional sistema de tração total utilizado por seus irmãos da linha de combustão.

O leque de potências disponível fica entre 170 e 299 cv do Q4 50 Sportback e-tron quattro, enquanto que as faixas de autonomia ficam entre 349 e 520 quilômetros do Q4 40 Sportback e-tron. Estas cifras de autonomia anunciadas são ligeiramente mais altas que as cifras anunciadas para o Q4 convencional, pois com um Cx de 0.26, o SUV coupe é ligeiramente mais aerodinâmico que seu irmão de linha, que conta com um Cx de 0.28.