2021 - BMW 1 SERIES 128ti

Após diversos flagrantes e inclusive adiantamentos oficiais, foi apresentada a nova e interessante versão esportiva que enriquecerá a linha da Série 1 da BMW. A espera terminou, já podemos dar as boas-vindas em alto estilo ao novo BMW 128ti, um modelo que devemos seguir muito de perto, uma vez que chegará aos concessionários com um objetivo muito claro.

Para o desenvolvimento deste interessante modelo foram tomados emprestados alguns componentes do BMW M135i xDrive, modelo que coroa a linha do compacto da BMW com seus 306 cv. Com a introdução do 128ti a oferta ficará muito melhor escalonada, uma vez que já não haverá tanta diferença entre o BMW 120d que desenvolve 190 cv e o mencionado M135i xDrive. O BMW 128ti chegará para rivalizar com o Volkswagen Golf GTI, entre outros.

Não será nada fácil, e embora estejamos falando de uma marca Premium, o preço anunciado pela BMW para o novo 128ti é uma declaração de intenções. Este modelo recupera uma tradição na empresa bávara. Desde os anos 60, as siglas ‘ti’, que é o acrônimo de ‘Turismo Internazionale’, foram utilizadas por modelos de enfoque esportivo, como o BMW 1800ti e o BMW 323ti Compact.

Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir os traços mais característicos que exibe esta nova versão do BMW Série 1. Foi tomado como ponto de partida a versão M Sport, à qual foram adicionados alguns revestimentos e molduras específicas, saias laterais e a insígnia ‘ti’ diante das rodas traseiras. Uma insígnia que será no tom vermelho ou preto no caso de a carroceria estar pintada em Melbourne Red ou Misano Blue, ambos metalizados.

Os grupos ópticos BMW Individual Shadow Line oferecem uma aparência mais escura devido ao fato de terem sido retirados diversos detalhes cromados. Outro detalhe a destacar são as rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento bicolor e calçadas por pneus Michelin Pilot Sport 4. Além disso, estas rodas deixam aparecer o sistema de freios M Sport com pinças pintadas de vermelho.

Estas são as medidas do BMW 128ti: 4.319 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.434 mm de altura, conta com uma distância entre-eixos de 2.670 mm e um porta-malas que acomoda 380 litros ou 1.200 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Com relação ao interior do novo 128ti somos envolvidos por um ambiente onde se respira esportividade. O habitáculo apresenta diversos detalhes em vermelho, onde os encostos dos bancos esportivos exibem uma superfície ‘Race Red’ e o logotipo ‘ti’ está bordado no descansa braços central. As costuras dos estofamentos são de cor vermelha para criar contraste.

Debaixo do capô do novo BMW 128ti encontra-se um motor a gasolina BMW TwinPower Turbo de 2.0 litros e 4 cilindros que desenvolve uma potência de 265 cv e 400 Nm de torque máximo acoplado a uma transmissão automática Steptronic Sport de 8 velocidades, assim como um sistema de tração dianteira.

Equipa uma suspensão M Sport especificamente ajustada para rebaixar a altura livre da carroceria com relação ao solo, um diferencial mecânico Torsen de deslizamento limitado e a direção apresenta uma configuração especial. Também conta com barras estabilizadoras e suportes com uma alta pré-carga como utilizados no M135i xDrive. Além disso, o novo 128ti de tração dianteira é 80 quilos mais leve que o mencionado M135i xDrive topo de linha.

Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial acontecerá de maneira oficial na Europa no próximo mês de novembro de 2020.