2021 - BMW 4 SERIES CABRIO

Com a introdução do novo BMW Série 4 Cabrio 2021, a marca alemã continua completando a linha da Série 4. Um modelo que foi apresentado depois dos recentes BMW M4 Coupe 2021 em versões normal e Competition, e que se situa junto ao Série 4 Coupe 2021. Esta versão conversível aterrissa com importantes mudanças com relação ao antecessor e não se trata somente de diferenças no design.

Chega justamente quando se cumprem 35 anos da introdução do primeiro cabriolet do segmento médio da BMW. Um bom momento para voltar às origens e recuperar esse teto retrátil de lona que se perdeu durante suas duas últimas gerações. Trata-se de uma das principais novidades do Série 4 Cabrio 2021, que agora conta com um teto de lona.

Uma solução que permite economizar cerca de 40% de peso neste elemento em comparação com seu antecessor. Uma redução que se produz ademais em uma zona crítica, o que contribui para melhorar o centro de gravidade. Mas os benefícios não terminam aí, já que agora também oferece um espaço de carga mais amplo, entre 300 e 385 litros (até 80 a mais que seu antecessor).

Tudo isso oferecendo um conforto acústico e isolamento muito superior aos tetos de lona tradicionais. Pode ser aberto ou fechado em 18 segundos e em velocidades de até 50 km/h. De série o tecido exterior é de cor preta, embora opcionalmente se possa pedir com um acabamento em prata antracite.

Assim como seus irmãos de linha, cresceu consideravelmente em tamanho. O comprimento alcança os 4.768 mm, de modo que é 128 mm mais longo que seu antecessor. Em relação à largura, situa-se nos 1.852 mm, ou seja, 27 mm a mais que antes. Seus 1.384 mm de altura são idênticos aos do Série 4 Cabrio anterior, não sendo assim quanto à sua distância entre-eixos, uma vez que com 2.851 mm oferece uma distância 41 mm superior. Também cresceu na largura das bitolas (28 mm na dianteira e 18 na traseira).

Este aumento em quase todas as dimensões permite que o BMW Série 4 Cabrio 2021 ofereça uma imagem mais musculosa. De acordo com a BMW, também melhora suas qualidades em condução esportiva, que também foi beneficiada peloo aumento da rigidez torsional do chassi em 4%, que foi conseguido com diferentes reforços estruturais adicionais.

De série calça rodas de 17 polegadas e amortecedores com uma regulagem específica. É possível equipar um amortecimento M Sport e outra suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente. A versão topo de linha (M440i xDrive Cabio) equipa de série rodas de 18 polegadas, freios M Sport e um diferencial com controle eletrônico e função de bloqueio.

Este último também está disponível na versão imediatamente inferior (430i Cabrio). O habitáculo, exceto pelo fato de que o teto poder ser dobrado, é idêntico ao da versão coupe. E por sua vez, também é muito parecido ao do Série 3 de última geração.

Na parte mecânica também há novidades. Como por exemplo, o fato de que o BMW Série 4 Cabrio 2021 só seja oferecido com transmissão automática. Já não há possibilidade de equipar uma transmissão manual - pelo menos por enquanto. Outro aspecto em que difere do seu antecessor é que agora oferece tecnologia de hibridação leve - Mild Hybrid - na versão topo de linha e na motorização diesel. Ela adiciona potência adicional (até 11 cv) em momentos pontuais e contribui para melhorar a eficiência.

A oferta de motores é composta por três blocos de 4 cilindros e um de 6 cilindros. Dessas quatro motorizações, três são a gasolina e uma diesel. Se ordenamos por potência, a versão de acesso será o BMW 420i Cabrio, que oferece um bloco a gasolina com 184 cv e 300 Nm de torque, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8.2 segundos e alcançar até 236 km/h.

O escalão seguinte estará representado pelo BMW 420d Cabrio. Seu motor diesel produz 190 cv de potência e 400 Nm de torque, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 7.6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 236 km/h.

O BMW 430i Cabrio se situará em seguida com seu motor 2.0 turbo alimentado a gasolina. Entrega 258 cv e 400 Nm, acelera de 0 a 100 km/h em 6.2 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h.

E como topo de linha está o BMW M440i xDrive Cabrio, o único 6 cilindros, pelo menos por enquanto. Seu propulsor 3.0 TwinPower Turbo com tecnologia Mild Hybrid desenvolve 374 cv de potência e 500 Nm de torque. Graças a isso e ao sistema de tração nas quatro rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e alcança uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.