2021 - BMW 5 SERIES SEDAN 545e xDRIVE

Após a recente revelação do BMW Série 5 2021, o primeiro restyling da sétima geração do sedan alemão, chegou a vez da versão híbrida plug-in de maior desempenho da linha, o novo BMW 545e xDrive 2021. Esta versão, que está disponível somente em carroceria sedan, contribui para reduzir os consumos e emissões médias do fabricante bávaro com sede em Munich.

Em termos de design, o Série 5 híbrido plug-in apenas introduz alguns pequenos detalhes que lhe permitem diferenciar-se de seus irmãos com motores a combustão tradicionais. O primeiro elemento, e o mais notável, é a incorporação de áreas de cor azul integradas nos faróis dianteiros. Estas franjas simbolizam o caráter híbrido do modelo e têm uma função estética, já que não alteram o rendimento dos faróis com tecnologia laser da BMW. A estas linhas azuis acompanha o ponto de recarga da bateria localizado no para-lamas dianteiro esquerdo, as pinças de freio de cor azul e a nova denominação do modelo na parte traseira da carroceria.

O interior do 545e xDrive, entretanto, quase não apresenta mudanças em comparação com um Série 5 com motor térmico tradicional. Podemos ver que o quadro de instrumentos digital foi adaptado para a integração do sistema de propulsão híbrido plug-in, e que na tela central do sistema de infotainment agora temos algumas animações e telas específicas para a mesma finalidade. No console central inferior é incorporado o seletor de modos de condução para o sistema híbrido.

Mas é debaixo do capô onde realmente encontramos as diferenças em relação aos seus irmãos de linha. O novo BMW 545e xDrive 2021 está equipado com um motor a gasolina de 6 cilindros em linha e 3.0 litros com tecnologia BMW TwinPower Turbo como a base para o sistema de propulsão. Entrega 286 cv de potência e se associa a um motor elétrico com uma potência máxima de 80 kW (109 cv). Em combinação, o 545e xDrive entrega 394 cv de potência e um torque máximo de 600 Nm, cifras que compartilha com o BMW X5 xDrive45e iPerformance.

A potência é enviada sempre para as quatro rodas graças ao sistema de tração total xDrive. A bateria de íons de lítio de 400 V, localizada debaixo do banco traseiro, permite ao carro contar com uma autonomia elétrica de 54-57 quilômetros, com um consumo médio de combustível de 41.6-47.6 km/l. Em termos de desempenho, o Série 5 híbrido plug-in acelera de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 250 km/h. Além disso, pode circular a uma velocidade de até 140 km/h em modo 100% elétrico.

Por outro lado, o 545e xDrive 2020 oferece diferentes modos de condução específicos para gerenciar a potência do sistema de propulsão e a energia acumulada na bateria. O modo Hybrid é o programa pré-determinado e oferece uma configuração equilibrada entre o motor a gasolina e o elétrico. Ao mesmo tempo, o modo Electric opta pelo lado do motor elétrico, enquanto que o modo Hybrid Eco Pro contribui para reduzir o consumo e melhora a recuperação de energia nas frenagens e desacelerações. Também está disponível um modo Sport para extrair todo o suco dos 394 cv de potência do sistema.

É interessante destacar que a BMW trabalhou junto com o famoso compositor Hans Zimmer para o desenvolvimento do som produzido quando o 545e xDrive 2021 circula em modo elétrico. Este som, que é obrigatório para garantir a segurança dos pedestres, é emitido através dos alto-falantes do veículo quando se circula a menos de 30 km/h e muda para uma melodia mais intensa e pronunciada quando se seleciona o modo Sport.

O novo BMW 545e xDrive 2021 é uma das cinco versões híbridas plug-in introduzidas depois da atualização do modelo, sendo a mais potente dentro da linha. Outras opções disponíveis são o BMW 530e Sedan, o BMW 530e xDrive Sedan, o BMW 530e Touring e o BMW 530e xDrive Touring.