2021 - BRABHAM BT62R

O jovem fabricante Brabham Automotive, sediado em Adelaide, na Austrália, e com representação no Reino Unido, revelou as primeiras imagens e dados da esperada versão de rua do seu agressivo primeiro esportivo, o Brabham BT62. Esta nova versão é a primeira matriculável deste projeto, mas não a última, pois os responsáveis da marca confirmaram uma futura versão de rua adicional durante a apresentação desta nova versão, que recebe a denominação Brabham BT62R.

Esta nova versão de rua é praticamente idêntica ao esportivo que já conhecíamos e que até agora estava disponível somente em duas versões, ambas destinadas exclusivamente ao circuito, os BT62 Ultimate Track e BT62 Competition. Como estes, o novo BT62R conta com uma configuração de chassi e um agressivo kit aerodinâmico que, segundo a marca, permite a este modelo de rua contar com um desempenho em pista similar ao das versões puras de circuito.

A nível mecânico tampouco vamos a encontrar diferenças entre o novo BT62R e seus irmãos track-only, pois todas as versões contam com o mesmo motor V8 aspirado de 5.4 litros que dispõe de 710 cv (700 hp) e 667 Nm de torque máximo, enviados às rodas traseiras através de uma transmissão automática sequencial de 6 relações.

Realmente, a nível estético não podemos falar de diferenças entre as diferentes versões deste projeto, pois todas contam com a mesma e agressiva carroceria do primeiro protótipo apresentado. Esta nova versão de rua também conta com as janelas laterais fixas com um vidro deslizante, herança direta das versões de circuito. Onde realmente vamos encontrar diferenças é no interior e no preço.

O habitáculo desta nova versão é consideravelmente mais luxuoso e acolhedor que o cockpit espartano e quase vazio das versões destinadas à pista. Em lugar dos buckets com material à prova de fogo, surgem bancos e guarnições revestidos em couro e Alcantara para criar um interior mais acolhedor.

Em relação ao preço, embora o pessoal da Brabham Automotive anunciasse que a versão de rua seria comercializada como um pacote opcional com um preço de 149.000 libras esterlinas sobre o valor do BT62 de circuito, a verdade é que o novo BT62R custa 250.000 libras esterlinas a mais que o BT62 Ultimate Track e 500.000 libras a mais que o BT62 Competition, de modo que seu preço base é de 1.25 milhões de libras esterlinas (8.8 milhões de reais).

Este novo modelo de rua será comercializado em duas versões, Signature e Celebration Series. Esta última estará disponível com as 35 decorações especiais que a marca preparou especialmente inspiradas nas 35 vitórias da Brabham na Fórmula 1. Seus principais rivais serão o Ferrari F8 Tributo e os McLaren 720S e 765LT, todos eles mais baratos que o modelo da Brabham, mas seguramente não tão radicais como este.