2021 - BYD e3 AUTOESCOLA

A chegada do veículo elétrico significará muitas mudanças para os usuários, inclusive em detalhes que até agora haviam passado despercebidos, como é o caso do manejo da transmissão manual, que irremediavelmente acabará desaparecendo conforme se estendam os modelos elétricos no mercado.

Embora as transmissões automáticas já estejam há muitos anos ganhando terreno em relação às convencionais, sobretudo em mercados como o americano, onde as caixas manuais são uma raridade há décadas, em muitas regiões a configuração de alavanca de câmbios manual e pedal de embreagem continua sendo a favorita para uma grande maioria de usuários.

O propósito deste peculiar modelo elétrico da BYD não é satisfazer a demanda dos clientes mais nostálgicos, mas oferecer às autoescolas chinesas um veículo de emissões zero que seja capaz de reproduzir a condução dos automóveis com transmissão manual tradicional. Já que de outra maneira seria impossível que os alunos pudessem aprender a usar a embreagem e a caixa manual com um veículo elétrico.

O novo BYD e3 é um pequeno sedan subcompacto que conta com uma mecânica elétrica alimentada por uma bateria de 38 kWh capaz de impulsioná-lo por 350 km (segundo o ciclo NEDC), porém o mais curioso deste modelo é que conta em seu interior com a habitual alavanca de câmbios e o terceiro pedal debaixo do volante. À primeira vista não parece que estamos diante de um veículo elétrico, pois os comandos são exatamente os mesmos que podemos encontrar em qualquer modelo de seu tamanho. A alavanca de câmbios é a habitual com o padrão de câmbio em H e exceto o pedal de freio adicional situado na frente do copiloto ou instrutor, o resto dos comandos são idênticos aos de qualquer veículo a combustão dotado de uma transmissão manual.

Esta não é a primeira vez que vemos um fabricante chinês lançar uma versão elétrica equipada com os comandos próprios de uma transmissão manual, pois já em 2018 a Chery lançou o eQ2. Também um sedan de tamanho subcompacto e 100% elétrico destinado a veículo de autoescola.

BYD e3 AUTOESCOLA