2020 - BYD HAN EV

As marcas chinesas avançam sem pressa, porém sem pausa na Europa. Agora, um novo fabricante do gigante asiático está pronto para desembarcar no Velho Continente com um interessante sedan elétrico de alto nível, que pretende tornar-se a pedra angular da oferta da marca asiática na Europa.

Estamos falando da BYD, que está pronta para dar seus primeiros passos na Europa com esta novidade que pretende rivalizar com os modelos da Tesla. Trata-se do BYD Han EV, um potente sedan elétrico focado no luxo, que promete uma autonomia superior aos 600 quilômetros.

Exteriormente, este sedan se destaca por sua carroceria de traços simples e imagem dinâmica. Destaca-se pelo ângulo de inclinação na caída do teto e do pilar traseiro, dois elementos que lhe brindam uma aparência ‘tipo coupe’, um formato de carroceria que se espalhou no mercado ao longo dos últimos anos.

Com relação ao interior do novo BYD Han EV, surge um habitáculo de desenho minimalista, que se destaca por sua qualidade de realização, que faz um uso extenso de materiais de boa qualidade, com acabamentos e guarnições que transmitem uma boa sensação.

O painel é de desenho bastante tradicional, com uma instrumentação digital configurável situada atrás do volante e um sistema de infotainment no console central que inclui uma tela táctil tipo tablet, a partir da qual podem ser controladas diversas funções do veículo.

No coração do sistema de propulsão do BYD Han EV se encontra a inovadora tecnologia ‘Blade Battery’ da BYD, que promete uma extensa vida útil, além de um alcance superior.

De acordo com o ciclo NEDC, a marca declara uma autonomia superior aos 600 quilômetros, que deverá ser um pouco mais baixa de acordo com o ciclo de homologação WLTP e, é claro, cifras ainda mais baixas em condições de uso normal. Além disso, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos.

Por enquanto o fabricante não revelou quais serão os preços deste carro elétrico na Europa, mas seu objetivo é que desembarque com um preço por volta dos 45.000 euros, mais ou menos em linha ao que oferece a Tesla com o seu Model 3, que começa a partir dos 49.000 euros, dependendo do mercado.