2016 - CATERHAM CT02 CONCEPT

A equipe que projetou o que deveria ser o esportivo gêmeo do novo Alpine, com o emblema da Caterham, decidiu revelar o aspecto definitivo do agora abandonado projeto a uma revista britânica. Muito próximo ao modelo da Renault, a carroceria do não nascido Caterham mostra com fluidez um pequeno coupe de duas portas.

Não era à toa que a equipe de design britânica trabalhava compartilhando espaço com a equipe francesa que era a encarregada do Alpine em Guyancourt, Paris, onde a Renault tem a base do seu departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. No entanto, depois da associação entre a Renault e a Caterham não ter prosperado, o projeto da marca britânica foi suspenso.

O projeto de relançar a Alpine havia nascido há anos entre a Renault e a Caterham na forma da joint-venture Société des Automobiles Alpine Caterham. Ambas as empresas desenvolveriam conjuntamente o chassi, mas com diferentes estilos. A Renault se encarregaria do Alpine e o projeto do modelo britânico ficaria sob a responsabilidade do estúdio de design Drive, que realizou o trabalho nas instalações parisienses da Renault durante seis meses.

Como se pode perceber nas imagens, pelo menos o design do Caterham, denominado CT02, já estava bem avançado, e longe do que pudesse parecer, não se inspirava no legado da marca esportiva francesa.

Segundo relata o próprio designer chefe do projeto, Mark Przeslawski, as linhas do CT02 estão claramente definidas pelo Caterham Seven, um veículo de carroceria mínima, mas de grande espírito e personalidade. O CT02 deveria ser um modelo perfeitamente utilizável no dia a dia, apesar de sua condição de esportivo de motor central, e seus traços eram baseados mais na forma da própria função, sem elementos supérfluos.

Dando uma olhada podemos perceber como sua pele é um traje para abrigar o mesmo corpo que o Alpine que já conhecemos. Apesar de que evidentemente conta com traços próprios, seus volumes principais coincidem visualmente com um perfil que irremediavelmente nos faz pensar no modelo de dois lugares francês. Infelizmente, não veremos esse esportivo rodando por nenhuma estrada dos Alpes ou dos campos britânicos.

CATERHAM CT02 CONCEPT